Turma 3002 - E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann


RESENHA DE FILOSOFIA

Afonso Henrique Ronconi Ghisleri
afonsoghisleri@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: Conciência. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu em 1994 no dia 25 de Abril na cidade de Nova Veneza-SC, filho de Altair e Ângela. Teve sua infância muito bem cuidada. Assim que começou a se desenvolver como ser humano e buscar seus objetivos. No tempo de criança pensava em ser um grande jogador de futebol, mas, as circunstâncias da cidade não forneceram condições para tal, porem, foi crescendo e começou a se dedicar aos estudos visando o caminha mais honestamente, para o sucesso.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO CONSCIÊNCIA


A percepção imediata mais ou menos clara, pelo sujeito, daquilo que se passa nele mesmo ou fora dele. A cons-ciencia espontânea áe a impressão primeira que o sujeito tem de seus estados psíquicos. Difere da consciência reflexiva, ou seja, do retorno do sujeito a sua impressão primeira, permitindo-lhe distinguir o seu Eu de seus estados psíquicos.
Campo de consciência é o conjunto dos fatos psíquicos. A expressão má consciência é utilizada para designar o sentimento de mal-estar pu de culpa moral, de arrependimento ou de remorso, de um individuo que não conseguiu realizar bem, como queria, ou não conseguiu realizar completamente seu dever, aquilo pelo que se julgava responsável.

 

3.0 REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Foi compreendido no contexto geral, que para se ter conciencia é preciso ter um pensamento bem formado para relatar sobre o que se deve fazer, com um fato de usar drogas. Hoje em dia a maiorias das pessoas que são usuário desse vicio não conseguem deixar de usar porque muitas delas não tem conciência do que ela pode causar ou por exemplo tem atitude de usar mais não tem a conciência de parar pra pensar e deixar de usar.





EXISTIR FAZ PARTE!

Bárbara Ronconi Corrêa.
bah.ronconi@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Concreto 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA


Bárbara Ronconi Corrêa. Natural de Criciúma – SC, porem reside em Caravaggio, Nova Veneza – SC. Idade atual 17 anos. Cursa o terceiro ano do ensino médio na escola de educação básica Humberto Hermes Hoffmann. No futuro pretende ser fotografa e cursar faculdade de Artes Visuais.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO CONCRETO.


Concreto: é tudo aquilo que é dado pela experiência sensível, seja externa (sensações que qualificam um objeto) seja interna (emoções, medo, sonho). E uma coisa real, coisa que existe. Ex: minha amiga, meu cachorro.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Concreto seria algo evidente, então, quando fazemos algo com uma certeza, é algo concreto. O homem é concreto, pois é real, tem uma vida real, e raciocina. Os animais também são concretos, mas não tem noção das coisas que fazem. Concreto é uma síntese de muitas determinações que devem ser tomadas. Então, para a filosofia, o concreto seria a existência humana, como cada homem vive cada ação que pratica e seu raciocínio lógico. O concreto, em suas relações interiores, dizem a respeito às emoções (medo), sonhos, ou seja, as experiências mais profundas do homem.

DIVERGÊNCIAS.

Danúbia Dondóssola dos Santos
danubia_dondossola@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Classe. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

3.0   AUTOBIOGRAFIA



Hoje aos 17 anos, estuda na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, cursa o 3º ano do ensino médio, mora com sua mãe Marlene e com seu irmão Gabriel. E futuramente pensa em cursar direito.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO  CLASSE


Em sem sentido lógico, classe é um conjunto de seres, de objetos ou fatos, em número indeterminado, todos possuindo certas características comum. Pode significar também uma sociedade determinada ou o estrato ou ainda um grupo de indivíduos que possui, sem nenhuma existência legal, a mesma condição social.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


É um termo usado para se referir a grupos ou um agrupamento de seres. Muito usado desde antigamente para diferenciar classes sociais, ex.: burguesia, operários. Sempre separando pessoas, outros seres ou elementos com características comuns entre si.Para diferenciar as classes sociais leva-se em conta o poder aquisitivo. Antigamente também se diferenciava por quantidades de terras, luxos, se a família era tradicional na região. Parte operária discriminada totalmente pela parte burguesa, assim como acontece hoje, classes mais elevadas discriminando as classes trabalhadoras ou menos abastadas. Outro tipo de classe que podemos nos referir ocorre em biologia, ciência que estuda os seres vivos. Na biologia as classes separam animais de espécie, estruturas, e características de comportamentos dos seres. A própria luta de classes foi denominada assim por filósofos. A filosofia é divida em classes de estudo e evolução ao longo dos séculos.


POLITICA

Francisco Junior Rufino


JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. politica 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu em 23 de dezembro de 1995,em Nova Veneza-SC,aonde reside atualmente,a idade atual é 16 anos,cursa o ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann,trabalha de dia e estuda a noite,gosta de sair com amigos no fim de semana mora com seus pais,tem 2 irmãos


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO POLITICA


Filosofia política:Tudo aquilo que diz respeito aos cidadãos e ao governo da cidade ,aos negócios públicos.
A filosofia política é assim a analise filosófica da relação entre os cidadãos e a sociedade,as formas de poder e as condições em que este se exerce,os sistemas de governo ,e a natureza ,a validade e a  justificação das decisões  políticas.Segundo Aristóteles  o homem é um animal político ,que se define por sua vida na sociedade  organizada politicamente.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Política:diz respeito as cidadãos,ao governo e aos negócios públicos.Muita gente acha que política é somente com vereadores ,prefeitos,presidentes.Mas ate um assunto dentro de casa  é política,quando um filho pede para o pai dinheiro o pai da mas a mãe não concorda,daí começa uma discussão política.  A política esta em todos os assuntos que são discutidos.

AMOR OU LOUCURA

Alex De Bona
alexdebona99@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Altruísmo. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

5.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu dia 4/5/1995 de Nova Veneza SC,filho de Ademir e Maria Rosilda,teve na sua infância muitas historias divertidas,outras nem tanto tem em sua maior virtude criar novas amizades e se apegar as pessoas.
Gosta muito de jogar bola até tentou levar isso a serio tentando uma carreira profissional porem desistiu de seu sonho para conquistar um outro maior a longo prazo.
Começou a trabalhar com 15 anos em busca de ganhar dinheiro para ter uma reserva para o futuro em horas necessárias na faculdade um dos seus principais sonhos e se formar na faculdade e ter no futuro sua maior vitória retribuir a seus pais todo o sacrificio feito pelos mesmo.Com seu jeito meio LOKO conquista pessoas e deixa outras enfurecidas,curti rock,sertanejo,pop etc..


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ALTRUÍSMO


Conceito estabelecido por Augusto Comte para designar o amor mais amplo possível ao outro, vale dizer. A inclinação natural que nos levaria a escolher o interesse geral de preferência a nossos próprios interesses. Em seu sentido mais moral. por oposição a egoísmo e a egocentrismo, altruísmo designa a atitude gene-rosa que consiste em sacrificar efetivamente seu interesse próprio em proveito do interesse do outro ou da comunidade.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Altruísta é ser uma pessoa muitas vezes vista como “idiota” por deixar de viver a sua vida em prol da felicidade alheia mais será que é mesmo ser uma “idiota” pensando de outra forma nos normalmente nascemos como o pensamento de nascer crescer evoluir e procriar,certo um ótimo pensamento porém se não existisse as pessoas que nos fizessem nascer ,as pessoas que nos ensinassem a crescer como humanos,como iríamos evoluir sem um professor, daí você pode se perguntar mais o professor recebe para ensinar,claro ele também paga contas,mais por mais que receba se ele não tivesse esse amor de se sacrificar em prol dos seus alunos ele não estaria ali,da mesma forma que um patrão é para sua empresa que sacrifica todo o seu tempo livre em prol de evolui a sua empresa,o professor sacrifica todo o seu tempo livre em prol do bem estar do aluno de poder ter em mãos tudo aquilo que ele acha  interresante de ensinar.Então o mundo só evolui por conta de existir pessoas altruístas que por mais difícil que seja deixar a sua vida de lado,busca a todo custo ajudar os outros, talvez algum dia o mundo possa ser todo assim todo mundo se ajudando poderia ser um mundo melhor com mais respeito,mais amor ao próximo,


ABSURDO

Lediani Cristina Alves
lediany-cristina@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Absurdo 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

6.0   AUTOBIOGRAFIA


Lediani Cristina Alves,16 anos nascida em Morro da Fumaça criada em Caravaggio.Cursa o 3°ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann.Pretende se formar em nutrição e psicologia


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ABSURDO


Aquilo que viola as leis da lógica por ser contraditório. Ex:Falar que a terra era redonda em uma época que a sociedade não acreditava nisso,é ainda aquilo que é incompreensível desprovido de sentido


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Semana de 11 de setembro de 2012 data em que se faz 11 anos desde este atentado que chocou o mundo,onde varias pessoas perderam seus entes queridos. Mas não é meio estranho as pessoas se “importarem”com um atentado que aconteceu há anos há mais de uma década,só que se a sociedade parar para pensar sera que não existem outros problemas?
Não é um absurdo a sociedade não se lembrar das coisas ruins que acontecem no mundo como fome,preconceitos e guerras que acontecem e derrepente porque tornam um dia a se homenagear ai se lembram deste acontecimento.
Será que absurdo é algo incompreensível ou que nós somos seres absurdos?


MENTALIDADE

Tiago de Bona Albônico.
tiagodebona@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Mentalidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

7.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu em Nova Veneza-SC onde reside até hoje, tem 16 anos. Mora com o pai, a mãe e a irmã mais velha. Está estudando no 3º ano do Ensino Médio em um período e outro trabalha. Gosta de cachorros, internet, música, piadas, dormir, chocolate. Num futuro mais próximo pretende construir uma família.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO MENTALIDADE


Conjunto de ideias, crenças, valores, nem sempre conscientes, subjacentes aos costumes, práticas, hábitos de uma sociedade pu grupo social, caracterizando sua maneira de agir, seus sentimentos, sua produção cultural.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


As atitudes de uma pessoa na sociedade que ela habita apresenta às outras pessoas que convivem com ela a sua mentalidade. Muitas pessoas conseguem influenciar na mentalidade das pessoas, mas nem todas são influenciáveis. Muitas vezes as pessoas acabam se influenciando por não terem conselhos e ajuda de pessoas responsáveis e maduras para formar a sua mentalidade. 

1 comentários:

Wagner Fonseca disse...

o marcilon...
a forma como tu apresentasse a criação da introdução não ajuda o aluno...o linguajar ainda é complexo para eles...
precisas encontrar outra forma...por exemplo, é preciso lembrar-lhes que a introdução é feita depois, não quando se inicia o trabalho...outra, a introdução é uma apresentação do qeu vem a seguir, seria quase que um "resumo" do que está sendo escrito.
Tipo, se tem três capítulos, por exemplo, pelo menos um parágrafo sobre cada capítulo.
Que tal se você fazer um artigo para eles, colocá-lo como exemplo e comentando cada parte feita por você?

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author