Turma 2001 - E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann


CADA UM TEM SUA BELEZA

Jhonatan André Rosa
Jhow_rosa@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA

Hoje com 16 anos mora no Caravaggio,nova Veneza mora com seus pais Pedro Rosa,Maria Ivonete  tem uma família muito feliz.se maior sonho e ser jogador profissional de futebol no futuro,ele gosta também de festar com amigos,jogar futebol e dormi.No futuro ele pretende constituir uma família feliz.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO BELEZA


Caráter do que é belo,podendo aplicar-se a coisas,a pessoas ou a obras de arte.O filosofo considera que o belo é aquilo que desperta nos homens um sentimento particular chamado’’emoção estética’’,e acredite que tal sentimento seja inteiramente desinteressado,muito embora seja parcialmente determinado pelos hábitos e pelos conhecimento até mesmo as emoções estéticas  que sentimos diante de certos espetáculos  de natureza depende,pelo menos em parte,dos valores culturais do momento


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Não tens corpo, nem família,tens beleza 
Não te curvas ao jugo dos tiranos mais tens beleza
 

È a graça da vida em toda a parte,ou em arte, ou em beleza
Ou
em simples verdade da sua própria beleza

É  um verso perfeito que traz consigo a força de uma grande beleza, e a beleza,enfim. É o teu nome, um milagre, uma luz, uma harmonia, Uma linha sem traço,uma beleza sem fim. Tudo repousa em paz no teu regado. 

DEMOCRACIA MASCARADA

Vitor Sérgio Rocha Spilere           
vitorspilere@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Democracia. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA

O nome dele é Vitor, tem 16 anos e sempre morou no Caravaggio, Nova Veneza.Tem uma família muito unida, e está muito contente de ter eles ao lado.Possui um sonho em ser engenheiro civil, mas pra isso sabe que tem que se dedicar mais aos estudos.Gosta muito de sair com os amigos, nas festas e também de viajar.Já viajou para 4 países diferentes e teve uma experiência muito legal.No futuro pretende construir uma família, ter filhos e dar muita alegrias para o mundo.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO DEMOCRACIA


Democracia é Regime político no qual a soberania é exercida pelo povo.
Segundo Rousseau, a democracia, que realiza a união da moral e da política, é um estado de direito que exprime a vontade geral dos cidadãos, que se afirmam como legisladores e sujeitos das leis. As democracias ocidentais constituem regimes políticos que, pela separação dos poderes legislativo, executivo e judiciário, visam garantir e professar os direitos fundamentais da pessoa humana, sobretudo os que se referem à liberdade política dos cidadãos.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO

Dizemos que o Brasil é um país democrático, mas na verdade a nossa democracia é mascarada,  parece que ainda vivemos em regime de ditadura militar.O Brasil conquistou um importante espaço com “democracia eleitoral”,mas não sei até que ponto podemos dizer que o voto é livre. Estamos em período eleitoral e sei que muitos eleitores são obrigados a votarem aonde seus patrões determinam,do contrário correm o risco de perderem o emprego,dessa forma sob pressão,não podem exercer seu direito ao voto.
            Como podemos dizer que o Brasil é um país democrático com tantas desigualdades sociais?
Uma democracia completa pressupõe a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos. E é nesse sentido que o Brasil precisa evoluir,só depende de nós...


Desenho Animado
Colocar Subtítulo Se Houver, Se Não, Dê Um Espaço.

Paula de Goes Nunes
pah_goes@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia.Fantasma. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA

Atualmente com 16 anos,estudo e trabalho,tenho três irmãos homens,eu amo minha família pois sou muito feliz.Gosto muito de sair para festas e de estar com meus amigos.Levo uma vida tranquila.Pretendo fazer uma faculdade e construir uma família,e ser muito feliz.

3.0 SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO Fantasma

Fantasma é suposto espírito ou alma de uma pessoa,ou imaginações.
.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO

Fantasmas são uma suposta aparição dos mortos. Um fantasma é suposto ser o espírito ou alma de uma pessoa que permanece na Terra depois de seu falecimento.

muitas pessoas contam histórias sobre fantasmas, mas as crenças divergem substancialmente de acordo com o período e local, muitas vezes discordando sobre o que são fantasmas e se realmente eles existem.

 E usado popularmente por séculos, mas nunca com um sentido específico estritamente definido. Por isso, não é um termo que possa ser definido clara e precisamente. As aparições não são vistas por todo mundo.

Em geral, ocorre quando a pessoa está só, embora casos em que mais de uma parecem ter tido a mesma impressão ao mesmo tempo tenham sido comunicados com frequência suficiente para exigir uma explicação. Geralmente, a experiência com aparições ou fantasmas é transitória e não há muita probabilidade de que se repita. Consequentemente, a ocorrência não é verificável com facilidade, e a sua comunicação corre o risco de provocar ceticismo ou descrença na maioria dos ouvintes.

Atualmente, toda a lista de experiências de aparições de fantasmas são atribuídas a experiências "psi" ou parapsíquicas
.

Mundo Mágico


Joyce Pickler de Jesus .
Colocar aqui seu.joycevl2009@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Fantasia. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA

   Atualmente com 16 anos, mora no sul de Santa Catarina em sua cidade natal de Nova Veneza. Gosta muito de sair com os amigos ,namorado de sair e ficar com sua família.
   Mora com seus pais, detesta falsidade e violência . Pretende terminar os estudos se formar e ter uma família.


 

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO Fantasia


No sentido corrente , designa tanto a originalidade criadora de alguém quanto a irregularidade de um capricho da vontade ou do desejo , em seu sentido filosófico designa a ‘’imaginação reprodutora das imagens já percebidas na memória’’.
Por extensão designa a inspiração criadora a imaginação artística .


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO

Fantasia é uma noção que encontra as mais diversar conceituações na vida . O conceito é relacionado a um mecanismo ligado ao principio de prazer e distanciado do mundo externo,que o individuo utiliza com uma busca da satisfação por meio de uma ilusão.
       Expressa o fluxo ou agregado de imagens e ideias vindas do inconsciente , que produz uma atividade imaginativa, espontânea e criativa
Nesse caso, a fantasia é o resultado imediato de operações das estruturas Daquilo que no inconsciente são símbolos e imagens correspondentes ao sentido ou fora do sentido do mundo interior ,e que buscam integração com o consciente humano.

PAIXÕES SURGEM DE ADMIRAÇÕES

Mayara de Souza Alves
mayara_s_alves@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: Admiração. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA


A autora nasceu no dia 03 de setembro de 1996, na cidade de Laguna-SC. Atualmente, está com 16 anos e mora em Nova Veneza no distrito de Caravaggio. Revela que, o que não gosta é futebol e o que adora é conhecer lugares novos. Pretende cursar administração e trabalhar no ramo.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ADMIRAÇÃO


Para Aristóteles, a filosofia começa com a admiração. Para Descartes, a admiração “é a primeira de todas as paixões”, dando força a quase todas as coisas = ela “é uma súbita surpresa da alma levando-a a considerar com atenção os objetos que lhe parecem raros e extraoridnários ela “não possui bem ou mal por objeto, mas somente o conhecimento da coisa que admiramos”.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Primeiramente, admiração pode ser definida por um espanto ou surpresa. Admirar é gostar do indivíduo pela sua personalidade e qualidades, assim, a adoração que um indivíduo tem pelo outro pode ser o início de paixões.

A MENTIRA É ENTENDIDA COMO ALGO REAL


Tainara de Menech Tramontin

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Sofisma. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

3.0   AUTOBIOGRAFIA


Primeiramente pode-se dizer que a autora nasceu no dia quatro de maio de mil novecentos e noventa e seis, na cidade de Nova Veneza situada ao sul de Santa Catarina. Mora com seus pais e não possui irmãos. A autora é dedicada a tudo o que faz, tem um grande carisma e simpatia. Em contra partida, seu grande defeito é agradar a todos e a teimosia. É sonhadora e tem muitos objetivos a alcançar. Gosta de passear para lugares que tenham grandes paisagens. No momento não se decidiu o que quer fazer no ensino superior, pois pretende fazer uma ótima escolha.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO SOFISMA


Raciocínio que possui aparentemente a forma de um silogismo, sem que o seja, sendo usado assim de modo a produzir a ilusão de validade, e tendo como conclusão um paradoxo ou um impasse. Ex Este cão é meu, este cão é pai, logo, este cão é meu pai. Segundo Platão e Aristóteles, os sofistas usavam esse tipo de raciocínio para provocar a perplexidade em seus interlocutores ou para persuadi-los. Aristóteles, em seu tratado Refutações sofísticas, analisa os vários tipos de sofismas de modo a revelá-los como falaciosos.

·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Primeiramente, sofisma é um raciocínio usado para produzir ilusões, ou seja, ele tem sua intenção de enganar. É uma espécie de “mentira” propositalmente com argumentações para que ela possa ser entendida como verdadeira. Muitas pessoas usam e abusam desse conceito, pois muitas vezes mentem e não reconhecem isso, assim, tentam fazer com que as pessoas acreditem que sua mentira é algo real.

FENOMENO ACIDENTAL X FENOMENO DESCONHECIDO

Camila Padilha
Camilinha_padilha@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Acaso. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em 27 de setembro de 1996, mora atualmente na cidade de Nova Veneza-SC, no distrito de Caravaggio. É a filha mais velha de 3 irmãos. Adora ler, principalmente suspenses e romances , desde pequena é uma menina alegre, simpática e feliz que adorava brincar com suas amigas. Adora praticar esportes e principalmente jogar vôlei. Atualmente ama sair para festas e divertir-se com os amigos. Pretende futuramente formar-se no ensino superior, casar-se e ter uma família. 


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ACASO


O acaso é aquilo que não podemos prever, o que permanece indeterminado. Na filosofia antiga e renascentista, assemelha-se ao destino acidental da criação do mundo e a contingência dos acontecimentos futuros, que dizer, a sua não necessidade. Num certo sentido, é aquilo que não conhecemos ainda, é o nome que damos a nossa ignorância: a característica dos fenômenos fortuitos é de que dependem de causas muito complexas que ignoramos ainda. Hoje, depois que se começou a matematizar o acaso , ele esta ligado a noção de probabilidade e a teoria dos jogos. Assim, conseguimos medir a eventualidade do aparecimento de um acontecimento.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Logo após ler e compreender o conceito podemos concluir que acaso de uma maneira simples e aquilo que não podemos prever ou premeditar. Porém ao decorrer dos tempos o homem tenta cada vez mais dar uma explicação lógica a este fenômeno e assim compreende-lo melhor. Hoje, no entanto, já podemos dizer que acaso não esta somente ligado a algo indeterminado ou desconhecido, mais também a acontecimentos que ocorrem acidentalmente.
Como por exemplo : saiu de casa para ir ao trabalho em um dia chuvoso, e um carro, ao passar por uma poça de água, me molha. Havia uma grande probabilidade para que isto acaba-se ocorrendo, e até mesmo com um pouco mais de atenção e raciocínio poderia ter sido previsto e evitado.

O BOM SENSO DA SOCIEDADE ATUAL

Daniele Policarpi de Souza
oluboslides@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: Bom senso. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

5.0   AUTOBIOGRAFIA


A autora nasceu no dia 19 de Janeiro de 1996, na cidade de Criciúma, morando atualmente em Nova Veneza, sul de Santa Catarina. Aprecia a leitura Romantista Urbanista e assiste futebol e comédias românticas. Adora rock, e faz curso técnico em moda.
Gosta de fazer tudo com extrema perfeição e odeia desorganização. Acredita que seus objetivos futuros deverão ser conquistados com muito esforço.


6.0 SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO BOM SENSO


Define-se por bom senso uma qualidade do ser humano que tem “o poder” de distinção do certo ou errado, bom ou ruim, simples ou difícil. Concluí-se que pode ser a razão que se possuí, sendo importante para o conhecimento, visto que, apresenta-se como natural e possibilita a descoberta do novo.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Seres humanos, a expressão mais complexa da atualidade. Define-se por bom senso uma qualidade do ser humano que serve de instrumento para distinção das coisas opostas. No entanto, a sociedade tende a inutilizá-la.
O aumento populacional não multiplicou só o número de pessoas no mundo, mas também as opiniões expostas, revelando assim certa complexidade sobre decisões em fatos atuais.
Em meio ao caos que se vive, fica cada dia mais difícil distinguir o certo e o errado. Pois não trata-se só de se manifestar ou opinar. Verifica-se então, que somos milhares de habitantes, vivendo em um planeta que gira constantemente, decidindo sobre nossas vidas, podendo assim acertar ou errar.
Mais que bom senso, deve-se ter ética para avaliar os valores que se aprende desde a infância, compreendendo seu grau de importância hoje. Quais princípios seguir? Quais os valores que se deve manter? Perguntas cujas respostas devem vir após muita reflexão, agindo assim de acordo com nossa consciência.

DESILUÇÃO

Fabiana Bortolini

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Amor. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

7.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em 1996 mora em uma cidade ao sul de Santa Catarina , filha do meio de três irmãos. Desde pequena sempre foi alegre , simpática uma menina inteligênte que adorava brincar com seus amigos. Ao passar os anos essa linda menina cresceu, e hoje ela adora jpgar voleibol e praticar diversos esportes. Atualmente estuda no segundo ano do ensino médio  e possui diversos sonhos entre eles contruir uma família e conheçer diversos lugares.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AMOR


O amor pode ser definido de diversas formas como o sentimento de inclinação e de atração ligando os homens uns aos outros , a Deus e ao mundo , mas também a si mesmo , assim como a afeição que nos faz encontar prazer nas perfeições daquele que amamos. 


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


O que é amor acredito que todos se perguntam diariamente se ele realemnte existe , ou talvez seja apenas uma emoção passageira que com  tempo a convivencia ou até mesmo com os problemas ele desapareça. Acredito que isso realmente não é amor talvez seja uma paixão que com o tempo acaba , o amor realmente não sei se existe  e vivo me perguntando porque muitos o procuram se poucos dizem senitr.Ou pensam que estão sentindo. Amor verdadeiro só existe quando é de mãe e pai é aquele que o tempo não acaba nem mesmo com as dificuldades permanece para sempre.


CERTOxERRADO


Guilherme Zanette da Trindade


JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Bom senso 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

8.0   AUTOBIOGRAFIA


Mora em Nova Veneza-SC com sua mãe, Cleide, seu pai Denilson e sua irmã Gabriela. Tem 16 anos, gosta de música, de conversar com seus amigos, assistir televisão, de internet, e o que não gosta é de sair de pessoas falsas de corrupção, roubo, de pensar no futuro, pois não quer se decepcionar.
Atualmente estuda no 2º ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann e além de fazer um curso de inglês. Pretende construir uma família, trabalhar em um bom emprego e ser feliz até quando for possível.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO BOM SENSO


Qualidade que nos permite distinguir o verdadeiro do falso, o certo do errado. Essa faculdade da razão é natural e comum a todos os homens


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Todo mundo tem bom senso, mas muitas vezes não se sabe usar, deve-se usar o bom senso quando se deparar com alguma situação onde se tem que escolher o certo do errado, o bom do ruim.
Bom senso nos ajuda em situações fáceis ou difíceis onde se pesa no futuro e acha o melhor caminho para tomar

A SOCIEDADE ATUAL
Como está a sociedade atualmente?

Iuri Gava da Silva
iuri_gava@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Sociedade. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

9.0   AUTOBIOGRAFIA


O autor nasceu no município de Nova Veneza em Santa Catarina, atualmente mora no distrito de Caravaggio com 16 anos de idade. Foi no dia 07 de março de 1996 que ele nasceu. É filho de Gerivaldo e Elisabete. Quando criança morava no bairro São Defende em Criciúma-SC a partir dos 04 anos de idade já vinha morar em Caravaggio. Diariamente estuda na instituição de ensino da Escola Humberto Hermes Hoffmann localizada no próprio distrito, nela estuda desde criança. Tem três irmãos sendo que apenas um mora com ele, se chama Mateus tem 08 anos de idade. As outras duas irmãs gêmeas moram cada uma em suas casas, se chamam Tainã e Luane, elas tem 23 anos. Atualmente é estagiário de administração em uma empresa na qual abate aves, em Nova Veneza. No momento participa de quatro cursos de aperfeiçoamento. Ao concluir o ensino médio pretende ingressar no ensino superior.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO SOCIEDADE


A sociedade não se define apenas com um mero conjunto de indivíduos em um determinado local, mas define-se pela existência de uma organização de instituição e leis que regem a vida de indivíduos e suas relações mútuas.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


O autor visa apontar os erros que a sociedade está enfrentando atualmente. São pais matando filhos, filhos mandando nos seus pais, alunos que não respeitam professores, bandidos, corruptos, vândalos. E qual é o motivo de essas situações da sociedade estar acontecendo?
Segundo a opinião do autor o motivo principal é o dinheiro e a liderança. Mas será que é um dinheiro limpo e honesto? Claro que para eles que fazem tanto mal a sociedade não importa se é dinheiro limpo ou sujo, o que importa é cada vez ganhar mais.
E os políticos corruptos? O que estão fazendo ainda no poder? Tudo isso é pelo motivo de liderança e o dinheiro sem pensar na sociedade.
Os antigos estão preocupados com a realidade, comparando a atualidade com a antiguidade, há muita diferença em relação a sociedade. Os jovens antigamente não podiam nem se quer sair a noite no entanto hoje, bebidas, drogas, sexo, roubo, enfim, estão tomando conta da noite, tudo isso é problemas que a sociedade está enfrentando. E cade as autoridades nessas horas que a população mais precisa?


OS ATOS DE UM INDIVIDUO

Rafaela da Silva Felisberto

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

10.0                      AUTOBIOGRAFIA


A autora nasceu no ano de 1996, no  sul de Santa Catarina no município de Criciúma, filha de José Roberto e Rosa, atualmente mora no município de Nova Veneza. Aos seus 15 anos sua mae faleceu e hoje em dia mora com seu pai e seu irmão Rafael. Gosta de sempre estar com os amigos e frenquentar festas. Segundo a autora pretende fazer faculdade de Recursos Humanos  ou Psicologia e deste modo trabalhar no  ramo.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AÇÃO


Atividade de um individuo na qual ele é expressamente a causa e pela qual modifica a si mesmo e o meio. Na pratica o termo “ação” designa o conjunto de nossos atos. Contudo o simples querer não produz a ação.

·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Como já dizia Izaac Newton “ Para cada ação tem uma reação” assim pode-se perceber no nosso dia-a-dia que isso de alguem modo acontece. Um exemplo disso é quando tomamos uma atitude sem pensar deste modo muitas vezes gerando uma conseqüência       que nem sempre é agradável.
A maior parte das pessoas principalmente os adolescentes por serem mais imaturos acabam realizando muitas ações sem pensar nas conseqüências. Porem  para muitos deles a “culpa” destas ações são das más companhias, entretanto cada pessoa é responsável pela seus atos, pois cada um tem que tem a consciência de suas ações.
Estas ações acontecem em todo lugar a toda hora, porem em festas são realizadas  a maior parte delas, pois à drogas e bebidas que influenciam a realizar esses atos impensáveis, deste modo muitas vezes gerando arrependimento que as vezes somos incapazes de concerta-los. Uma ação é  simples de se realizar ,as pode acabar mudando a vida inteira de uma pessoa.

Criacionismo origem do Univers
Daniela Lavezzo
Daniela_lavezzo@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Criacionismo. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

11.0                      AUTOBIOGRAFIA


Nasceu no dia 11 de setembro do ano de 1995,hoje ela tem 16 anos e ora em Nova Veneza – SC e estuda no ensino médio do colégio Humberto Hermes Hoffmann.
É uma pessoa interessada e objetiva, atualmente ela estuda de manha no ensino médio e trabalha de tarde, faz cursos técnicos. Pretende fazer uma faculdade de Recursos Humanos e ser independente.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO CRIACIONIMO


Procura dar sua versão sobre a origem do Universo no ponto de vista religioso. Assim, sustenta que todos os seres vivos existentes foram criados por um ou mais entes inteligentes. Esta é a hipótese de maior recepção em todo o planeta, elaborada em oposição á teoria evolucionista, frutos de pesquisas cientificam.
Tem sua própria teoria explicativa, narrada na bíblia, seu livro sagrado. Segundo i criacionismo, o homem foi criado por Deus, logo após a gênese do céu e da terra. Aqui também a Humanidade foi modelada no barro, mas nesta versão ela ganha a vida através do sopro divino, exalado em suas narinas. De acordo com as crenças bordadas, variam s argumentações, mas muitas delas apresentam várias semelhanças.    


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO CRITICAS


A teoria criacionista entra em conflito com a teoria evolucionista, que busca entender a criação de tudo num sentido cientifico da historia. Podemos apontar diferenças de idéias entre as mesmas. Tais como, segundo a teoria criacionista, Deus criou o homem e os demais seres vivos já na forma na forma atual há menos de 10 mil anos. Já evolucionista o homem e os demais seres vivos são  resultado de uma lenta e gradual transformação que remonta há milhões de anos.
Ainda, Deus teria criado todo o seres vivos seguindo um propósito e uma intenção. A perfeição dos seres vivos comprova a existência de um criador inteligente. A origem da vida ainda não é explicada de modo satisfatório pelos evolucionistas. De outro lado, as transformações evolutivas ao resultado de mutações genéticas aleatórias expostas á seleção natural pelo ambiente. Os seres vivos são complexo, ma longe de serem perfeitos. O apêndice humano é um exemplo de estrutura residual sem função aspectos fundamentais envolvendo a origem da vida ainda precisam ser mais bem esclarecidos, mas o método cientifica e não-dogmático é o caminho mais adequado para atingir esses objetos.
Tenho em mente, que ambas as partes no fazem concordarem e discordarem em partes. Creio em um maior, capaz de criar e transformar tudo, e que ciência surgiu disso, para nos fazer entender como e de que forma Deus nos fez evoluir.  

SENTIMENTO


Natiele Destro Albonico
natialbonico@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ateísmo. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

12.0                      AUTOBIOGRAFIA


Atualmente com 16 anos, mora em Nova Veneza-SC no distrito de Caravaggio, com sua mãe Sara e seus dois irmãos Thiago e Lucas. Gosta muito de jogar vôlei, estar com os amigos e com a família, é uma pessoa que não gosta de festas, mais uma pessoa muito feliz, e vive a vida cada dia, como se fosse a ultima.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AMOR


Amor é um sentimento muito complicado se explicar. Tendência da sensibilidade capaz de transportar-nos para um ser ou um objeto reconhecido como bom. Ex.: o amor materno, o amor da glória.
Sentimento de atração ligando os homens uns aos outros a Deus e ao mundo, mas também o individuo a si mesmo. Inclinação para uma pessoa sob todas as suas formas e em todos os graus desde o amor-desejo (inclinação sexual) até o amor-paixão e o amor-sentimento.
Amor ahlativo é a tendência oposta ao egoísmo ao amor possessivo. Pois se define pela doação e pelo desapego ao outro. Ex.: o amor ao próximo. O chamado amor puro é aquele que se tem apenas para Deus, na mais total e perfeita gratuidade. Amor-próprio é o sentimento da dignidade pessoal e do respeito por si.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Explicar a palavra ou sentimento amor é muito difícil, o amor tem a capacidade de transformar a pessoa para o bem. Amor é quando a pessoa imperfeita se torna mais que perfeita, amor é olhar para dentro sem ver o que tem por fora, amor é querer estar sempre perto, é começar a gostar das coisas que nunca suportou só por que ele adora, amor é ter atitudes sem nunca se importar com o que os outros vão achar, amo é estar junto, ajudar, compreender, respeitar, ser amigo, ser verdadeiro, é querer tê-lo todo dia e ficar triste por não poder, amar é acima de tudo querer ver a outra pessoa feliz, mesmo que para isso tenhamos que abrir mão da própria felicidade!

INEVITAVEL

Andreza do Rosário
andrezadorozario@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Acaso. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

13.0                      AUTOBIOGRAFIA


Nascida em 18 de dezembro de 1995 as 17h30minminutos morando atualmente no distrito de Caravaggio, NOVA VENEZA, SC. É a filha, mais nova de três irmãos, adora uma balada, sair com os amigos star com a família uma menina, alegre e simpática que gosta de praticar esportes, e ser independente.


14.0        SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO  O CONCEITO SOBRE O ACASO

·         

O acaso é aquilo que não podemos prever o que permanece indeterminado. Todo esforço do homem consistiu em reduzir a possibilidade do acaso. Num certo sentido, é aquilo que não conhecemos ainda, e é o nome que damos a nossa ignorância, o acaso não é somente a produto de series totalmente independentes, como nos mostra todo jogo de azar. A palavra acaso é freqüentemente utilizada para designas à causa fictícia daquilo que acontece de modo imprevisto.


15.0        REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Acaso é tudo aquilo que não fazemos nem noção que vai acontecer, como por exemplo sair para visitar uma amiga e quando  passo em baixo de uma sacada cai um balde em minha cabeça, ou seja é uma acontecimento inesperado.


VOCÊ!

Camila Buss Santos
camila.buss@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ego. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

16.0                      AUTOBIOGRAFIA


A autora nasceu em mil novecentos e noventa cinco, atualmente mora na Cidade de Nova Veneza no distrito de Caravaggio, filha mais velha duas irmãs, morra com seus pais. Desde pequena sempre foi alegre, simpática, carinhosa e uma menina muito esperta, e também com muito amigos. Com decorrer do tempo essa menina, meiga e alegre cresceu com muitos objetivos com muitos sonhos que quer realizar, como forma uma família mais antes disso fazer a faculdade de psicologia. Uma garota cheia de defeitos, e muita personalidade muito forte e com a idade que tem muitas responsabilidades, muito juízo e sabe o que faz sempre e odeia falsidade, injustiça, desigualdade. Mais com tudo isso vai realizar seus sonhos. Adora sair para festa com suas amigas e seu namorado, gosta muito de praticar esportes, e também fica na internet.


·                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO EGO.


Ego: A palavra ego vem do latim, e significa-me e utilizada, em geral para designar o sujeito substancial o eu. Transcendental, o eu que para além do empirismo, condiciona a experiência e as representações. Ego transcendental na fenomenologia de hessurl designa o próprio sujeito, mas medida em que se distingui de seus.


·                    3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Após a leitura do conceito o autor procura relatar os vários significados da palavra  ego é uma necessidade; é uma necessidade social, é um sub produto social. A sociedade significa tudo o que está ao seu redor, não você, mas tudo aquilo que o rodeia. Tudo, menos você, é a sociedade. E todos refletem. Você irá à escola e o professor refletirá quem você é. Você fará amizade com as outras crianças e elas refletirão quem você é. Pouco a pouco, todos estarão adicionando algo ao seu ego, e todos estarão tentando modificá-lo, de modo que você não se torne um problema para a sociedade. Assim, estão interessados em dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Ensinam-lhe a moralidade. Moralidade significa dar-lhe um ego que se ajuste à sociedade. Se você for imoral, você será sempre um desajustado em um lugar ou outro. Moralidade significa simplesmente que você deve se ajustar à sociedade. Se a sociedade estiver em guerra, a moralidade muda. Se a sociedade estiver em paz, existe uma moralidade diferente. A moralidade é uma política social. É diplomacia. E toda criança deve ser educada de tal forma que ela se ajuste à sociedade; e isso é tudo, porque a sociedade está interessada em membros eficientes. A sociedade não está interessada no fato de que você deveria chegar ao autoconhecimento. A sociedade cria um ego porque o ego pode ser controlado e manipulado. O eu nunca pode ser controlado e manipulado. Nunca se ouviu dizer que a sociedade estivesse controlando o eu - não é possível. O ego está sempre abalado, sempre à procura de alimento, de alguém que o aprecie. E é por isso que você está continuamente pedindo atenção. Você obtém dos outros a ideia de quem você é.  Não é uma experiência direta.  É dos outros que você obtém a ideia de quem você é. Eles modelam o seu centro. Mas esse centro é falso, enquanto que o centro verdadeiro está dentro de você. O centro verdadeiro não é da conta de ninguém. Ninguém o modela. Você vem com ele. Você nasce com ele. É difícil ver o próprio ego. É muito fácil ver o ego nos outros. Mas esse não é o ponto, você não os pode ajudar. Tente ver o seu próprio ego. Simplesmente o observe. Não tenha pressa em abandoná-lo, simplesmente o observe. Quanto mais você observa, mais capaz você se torna. De repente, um dia, você simplesmente percebe que ele desapareceu. E quando ele desaparece por si mesmo, somente então ele realmente desaparece. Porque não existe outra maneira. Você não pode abandoná-lo antes do tempo. Ele cai exatamente como uma folha seca. Quando você tiver amadurecido através da compreensão, da consciência, e tiver sentido com totalidade que o ego é a causa de toda a sua infelicidade, um dia você simplesmente vê a folha seca caindo... E então o verdadeiro centro surge. E esse centro verdadeiro é a alma, o eu, o deus, a verdade, ou como quiser chamá-lo. Você “pode lhe dar qualquer nome, aquele que preferir.”.


0 comentários:

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author