Turma 2003 - E.E.B. Profª. Maria da Glória Silva


CRIMINALIDADE SEM FRONTEIRAS


Gabriel de Oliveira Fernandes
gabrieldd2008@gmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Crime Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

NALDINHO, Ndee. O Quinto Vigia . Intérprete: Ndee Naldinho. In: Preto do Gueto. Fantasy Music. 2000. 8 CD. Faixa 2.

1.0   AUTOBIOGRAFIA DO RESENHISTA


Se chama Gabriel tem 16 anos nasceu e mora na cidade de Içara no Bairro Aurora,cursa o segundo ano do ensino médio da Escola Maria da Glória Silva.Pratica vários esportes durante a semana e da preferência aos mais radicais.Tem em Vista para sua vida a felicidade,começou a trabalhar muito cedo teve um amadurecimento muito rápido pois com 12 anos já carregava a responsabilidade do trabalho junto com seus pais e sua irmã.Mora com eles até hoje na cidade de Içara.  


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO CRIME


Ação ou modo de vida que a lei autoriza a sancionar como esta ou aquela pena o crime ainda pode ser explicado como uma perca de controle primário(família,escola e etc.) considera-se o crime como o desvio das normas jurídica. A norma jurídica manifesta a diversidade de vários grupos sociais,essa teoria é suficiente para explicar a especificidade do crime. O crime é caracterizado pela respectiva pena e procura a especificidade comum a todos os comportamentos criminosos basicamente tende a ser ultrapassada por um objeto normativo e jurídico.


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA NDEE NALDINHO - O QUINTO VIGIA


A musica conta a trajetória de 11 assaltantes pondo em pratica um assalto a banco.Descreve os de detalhes da ação como a entrada no banco e o pânico dos clientes,mais um imprevisto atrapalha a ação e um dos assaltantes acaba sendo atingido por um vigia,o que o leva a morte.


4.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Cada vez mais os números de criminalidade no Brasil crescem,a violência acompanha as pessoas em seu dia a dia,o assalto como o citado na musica passa a ser uma questão de sorte de você estar ou não na hora errada em um lugar errado,o medo passa a andar lado a lado com as pessoas,isso seria um problema apenas de um cidade grande como São Paulo ou Rio de Janeiro mais hoje não,estamos expostos há isso no momento em que saímos de nossas casas ou até mesmo dentro delas e no mesmo ritmo que esses números crescem,a corrupção em nosso país também aumenta ajudando a impulsionar esses números.Leis que são falhas crescem cada vez mais,o Senado se importa cada vez mesmos com a população e a criminalidade só cresce.


OS DOIS LADOS DO CAPITALISMO

Larissa Bittencourt
larissadbittencourt@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Capitalismo. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.


MC, xeg. Capitalismo. Intérprete: MC xeg. In:Conhecimento. Footmovin' Records
. 2004. 2 CD. Faixa 13.


1.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


2.0             Nascida em Içara , Santa Catarina no ano de 1996 sendo assim tendo 16 anos , cursa o segundo ano do ensino médio em uma escola pública no bairro onde morra desde que nasceu , nunca estudou em outros colégios e nem viajou pra outros países no máximo passeios em cidades vizinhas , já participou de aulas de dança , teatro , os quais nunca foram seu foram seu forte , hoje se encontra em uma faze de se auto conhecer e assim então planejar um futuro pra si própria , entre muitos sonhos o de morar por algum tempo em outro país e cursar uma boa faculdade a qual no momento não tem ideia , desde pequena já sonhava muito auto criando futuros sonhados pra si mesma , hoje mantém os pés no chão e procura correr atrás daquilo que acredita .

3.0              

4.0                         2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO CAPITALISMO


O Capitalismo surgiu no início do séc XIX e sérvio para dar organização nas atividades econômicas e também como ponto de reunião aqueles que rejeitavam certos aspectos do mundo moderno ,  primeiramente o capitalismo  e a separação de quem faz o trabalho no caso os ‘’trabalhadores’’ e de quem ganha o lucro sendo assim os ‘’ donos ‘’  existe também o anticapitalismo que no caso seria justamente o contrário disso ou seja cada um trabalharia por si mesmo e todos pelo estado e o capital seria de todo o país .
Outra forma que se pode ver o capitalismo é a economia de mercado onde consumidores e produtores partilham bens e serviços , ou seja compra e venda o anticapitalismo nesse caso tende a substituir essa economia de mercado por uma planificação gerida pelo governo , resumindo enquanto o capitalismo é um modelo de governo que visa ganho ou perca de dinheiro , lucro ou serviços em geral o anticapitalismo é a busca pela igualdade da vida social .

5.0             3.0  SÍNTESE DA MÚSICA CAPITALISMO


Não é necessário nem passar da primeira frase da música pra entender a mensagem a qual vem passar , a verdade é que o capitalismo não passa de uma ‘’prisão’’ entre nos mesmo a qual somos impostos a uma determinada qualidade de vida e seguimos nela de uma forma em que crescemos e logo vimos que por mais que achássemos possível quando crianças não seremos grandes empresários , conhecidos bem sucedidos e admirados , e não é falta de potencial não se tem até pode ser usado só não se engana não vai ser em favor próprio , capitalismo gerado pela ganância o desejo de poder dinheiro , vindo como uma herança de guerra trazendo consigo destruição , ai se pensa e fome a miséria a falta de condições de vida e tudo isso podia ser diferente mais não muito mais fácil pensar em si mesmo e seguir com a cabeça abaixada obedecendo quem pode mandar , ou não , mais afinal o que se pode fazer se a mente é guiada , fechada , dominada , por um mundo que mal sabe que comanda você !.


4.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS


 Pode se dizer que juntamente com o mundo moderno surgi o capitalismo , vem ele como uma organização no mercado econômico organização essa que hoje é o que define as nossas condições de vida , vivemos em um mundo onde se tem dinheiro ou não se tem , se tem ótimo também se terá boas condições de vida se não tem , trabalhar é a solução afinal de que vale a pena lutar por algo que não é considerado direito , trabalhar muitas vezes em troca de salários desmerecidos , por condições de vida mais desmerecidas ainda , mais afinal quem vai reclamar ? Realmente porque ? De nada ia mudar , vivemos em um mundo ao qual esperamos por dias melhores ou pelo menos dias de igualdade onde cada um vise o bem do próximo , sem ironia , se sabe que hoje se ouve falar em bem do próximo e já dizem fala assim mais pensa em si em primeiro lugar , realmente não é uma mentira , mais se espera ainda o dia ao qual vai se poder ver todas as crianças brincando , igualmente , nenhuma trabalhando , que não exista fome e que a miséria suma , o dia em que a igualdade vai ser normal e quem se achar superior é que vai ser julgado !




Beleza não e tudo tem que ter conteudo

Fabíola Alano
fabiolaalano@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Atitude Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

O PENSADOR,Gabriel.Rap do feio. Intérprete: Nome artístico.Gabriel O Pensador In: NOME DO DISCO.Cavaleiro Andante Nome da gravadora.Sony BMG Ano. 2005 CD. Faixa 10.

2.0   AUTOBIOGRAFIA RESENHISTA


A autora nasceu no dia 30 de outubro na cidade de Criciúma,SC,mais resente mente mora na cidade de Içara,SC,onde mora com seus pais e dois irmãos mais novos.Gosta de passar seu tempo livre com sua Irma , lendo e com seus animais de estimação.


3.0 SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO ATITUDE




O termo designa uma orientação das condutas ou dos juisos,suposta subjacente a condutas ou a expreçoes verbais.Distingue a atitude de outras características individuais,como os traços de personalidade,supostamente mais estáveis,ou as opiniões,que flutuam segundo as circustancias ou os acontecimentos.

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA RAP DO FEIO


A musica conta a historia de dois irmãos gêmeos um bonito e um feio,desde de pequeno o bonito sacaneava o feio,o tempo passo e o feio viu que não precisava da aparência para conseguir as coisas,ele precisava só ter uma boa conversa,assim conseguiu se tornar popular e conquistar garotas só com a sua lábia,já o bonito confiava na beleza e não conseguia se dar bem com as garotas,depois de um certo tempo ele aprendeu  que a beleza e passageira mais conguistar as pessoas na conversa agente leva ávida inteira.


5.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Todos nos temos atitude,em casa,com os amigos.Muitas vezes conseguimos nos destacar mais em alguns lugares do que em outros,com isso algumas vezes temos que mudar nossas opiniões para conseguir ter uma convivência melhor com as pessoas a nossa volta.


O MUNDO DIVIDIDO PELAS DESIGUALDADES


Bruna Teixeira Alexandre
bruna-ale@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Desigualdade Social. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

SILVA, ; Jesus, Sidney da ; Marcos Paulo de. Rap da Felicidade. Intérprete: Cidinho e Doca.


6.0      AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu no dia 18 de março de 1996 na cidade de Içara.
É uma pessoa determinada e decidida, que gosta de estar com os amigos, adora ouvir música no volume máximo.
Tem muitas qualidades e também muitos defeitos, entre eles a alegria e organização, respectivamente.
Futuramente pretende exercer a profissão de psicóloga.

7.0    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIOLÓGICO DESIGUALDADE SOCIAL


É uma diferença que os indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor. A distribuição de riquezas é desigual na medida em que um ou vários indivíduos tem uma parte maior que os outros. As diferenças naturais, como por exemplo, a cor da pele, não implica perante a lei em desigualdade, mais normalmente não é isso que acontece.




8.0    3.0  SÍNTESE DA MÚSICA RAP DA FELICIDADE


A música tem como tema central os moradores de favelas, que vivem em meio à violência e pobreza, onde o pobre é desrespeitado e esculachado, enquanto os ricos moram em casas de luxo e possuem autoridades. Na letra o autor diz que quer viver tranquilamente, e que apesar das desigualdades ele só quer ser feliz.


4.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

O mundo está dividido pelas desigualdades, e por mais que não queremos reconhecer, o próprio ser humano está tornando o seu mundo desigual.
Na maioria das vezes essa desigualdade não está ligada apenas à questões financeiras entre pobres e ricos, mas também à várias outras desigualdades, entre elas raça, cor e sexo. Manifestando-se por exemplo, por meio de falta de recursos, ou onde as formas de educação são diferenciadas entre as sociedades, etc.
Precisamos reconhecer que somos todos iguais, e merecemos os mesmo direitos. As desigualdades sempre existirão, mas podemos lutar por um mundo melhor onde cada um tenha o direito de viver com dignidade, independente das desigualdades.


SOMOS IGUAIS NA DIFERENÇA
Sem a discriminação, o mundo seria bem melhor.

Maiara dos Reis da Silva
maiara_dosreis@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Discriminação Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

O PENSADOR, Gabriel. Lavagem cerebral. Intérprete: Gabriel, O Pensador. In: GABRIEL, O PENSADOR – AS MELHORES. Sony Music. 1999. 1 CD. Faixa 1.


9.0               AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu em Içara-SC onde vive até os dias atuais com seus pais Valmor e Elzi e seu irmão Marcos Roberto. Com seus 16 anos de idade frequenta a E.E.B. Prof° Maria da Glória Silva. Gosta de estudar, praticar esportes, ouvir músicas, sair pra se divertir, não gosta muito de ler, mas, dependendo do assunto pode se interessar. Os momentos que mais marcaram sua vida foram aqueles ao lado de suas amigas, pois com elas pode aprender o verdadeiro sentido da amizade. Possui qualidades por ser objetiva e verdadeira, mais os defeitos são inevitáveis por ser as vezes grossa e falar algo sem pensar. Futuramente pretende conquistar um lugar privilegiado em sua profissão, se tornar independente e constituir uma família feliz e realizada.


10.0         2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO DISCRIMINAÇÃO


            Este conceito ganhou em sociologia um sentido crítico. Ele designa as distinções feitas na vida social em relação a certos grupos, que não são aceitos pela maioria, porque violam as normas sociais e o principio da igualdade perante a lei.
Os critérios de discriminação variam segundo a sociedade e segundo as épocas, podendo fundar-se na raça, na religião, na origem nacional ou na cultura.
Então o fato de definir este conceito como uma maneira de tratar desigualmente indivíduos iguais mostra até que ponto está ligado a sociedade moderna, que coloca a igualdade no centro de seus valores. Já nas sociedades fundadas nas diferenças de estatuto, a discriminação passa a ser um conceito neutro e discreto.

11.0         3.0  SÍNTESE DA MÚSICA LAVAGEM CEREBRAL


A música relata que o racismo, o preconceito e a discriminação em geral é uma burrice coletiva. Fala que o povo precisa de união mais demonstra desigualdade, pois se fosse inteligente esse povo seria mais consciente eliminando todo preconceito, e para acabar logo com a discriminação é só fazer uma espécie de lavagem cerebral.
Relata também que não devemos nos importar com a origem ou com a cor do nosso semelhante, pois no Brasil é difícil encontrar brancos, somos todos mestiços. A raíz desse país era multirracial, tinha índio, amarelo, branco e preto. O tempo passou e nasceram os brasileiros cada um com a sua cor, vindos da mesma mistura.
A música ainda fala em um tom de ironia que determinada cor tem uma tendência maior ao roubo, mas a violência não escolhe a cor.
E esse preconceito, essa discriminação passa de pai pra filho, em forma de piadas que teriam mais graça se não tivessem tanta ignorância. Precisamos é acabar com esse lixo que é uma herança cultural, acabar com o preconceito, racismo, toda essa  discriminação em geral.


5.0              REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

A discriminação ainda está muito presente na sociedade. O ser humano é realmente muito ignorante, ele tem a capacidade de pensar e de se conscientizar, mais prefere continuar discriminando. É somente essa desigualdade que nos impossibilita de vivermos num país desenvolvido.
Sim! Somos todos diferentes! Em relação a cor, naturalidade, cultura, riquezas,  mais é essa diferença que torna cada um de nós especial e único, pois oque temos de diferente é apenas o nosso físico, perante a lei possuímos os mesmos direitos.
O que faz uma pessoa ser respeitada ou não, é seu caráter e não seu poder ou posição ocupada em determinada sociedade. A única solução para vivermos em um mundo com mais paz e menos violência é esse respeito ao próximo, que tem como objetivo fazer com que a discriminação diminua e a união cresça.



SOMOS IGUAIS NA DIFERENÇA
Sem a discriminação, o mundo seria bem melhor.

Maiara dos Reis da Silva
maiara_dosreis@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Discriminação Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

O PENSADOR, Gabriel. Lavagem cerebral. Intérprete: Gabriel, O Pensador. In: GABRIEL, O PENSADOR – AS MELHORES. Sony Music. 1999. 1 CD. Faixa 1.


12.0           AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu em Içara-SC onde vive até os dias atuais com seus pais Valmor e Elzi e seu irmão Marcos Roberto. Com seus 16 anos de idade frequenta a E.E.B. Prof° Maria da Glória Silva. Gosta de estudar, praticar esportes, ouvir músicas, sair pra se divertir, não gosta muito de ler, mas, dependendo do assunto pode se interessar. Os momentos que mais marcaram sua vida foram aqueles ao lado de suas amigas, pois com elas pode aprender o verdadeiro sentido da amizade. Possui qualidades por ser objetiva e verdadeira, mais os defeitos são inevitáveis por ser as vezes grossa e falar algo sem pensar. Futuramente pretende conquistar um lugar privilegiado em sua profissão, se tornar independente e constituir uma família feliz e realizada.


13.0         2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO DISCRIMINAÇÃO


            Este conceito ganhou em sociologia um sentido crítico. Ele designa as distinções feitas na vida social em relação a certos grupos, que não são aceitos pela maioria, porque violam as normas sociais e o principio da igualdade perante a lei.
Os critérios de discriminação variam segundo a sociedade e segundo as épocas, podendo fundar-se na raça, na religião, na origem nacional ou na cultura.
Então o fato de definir este conceito como uma maneira de tratar desigualmente indivíduos iguais mostra até que ponto está ligado a sociedade moderna, que coloca a igualdade no centro de seus valores. Já nas sociedades fundadas nas diferenças de estatuto, a discriminação passa a ser um conceito neutro e discreto.

14.0         3.0  SÍNTESE DA MÚSICA LAVAGEM CEREBRAL


A música relata que o racismo, o preconceito e a discriminação em geral é uma burrice coletiva. Fala que o povo precisa de união mais demonstra desigualdade, pois se fosse inteligente esse povo seria mais consciente eliminando todo preconceito, e para acabar logo com a discriminação é só fazer uma espécie de lavagem cerebral.
Relata também que não devemos nos importar com a origem ou com a cor do nosso semelhante, pois no Brasil é difícil encontrar brancos, somos todos mestiços. A raíz desse país era multirracial, tinha índio, amarelo, branco e preto. O tempo passou e nasceram os brasileiros cada um com a sua cor, vindos da mesma mistura.
A música ainda fala em um tom de ironia que determinada cor tem uma tendência maior ao roubo, mas a violência não escolhe a cor.
E esse preconceito, essa discriminação passa de pai pra filho, em forma de piadas que teriam mais graça se não tivessem tanta ignorância. Precisamos é acabar com esse lixo que é uma herança cultural, acabar com o preconceito, racismo, toda essa  discriminação em geral.


6.0              REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

A discriminação ainda está muito presente na sociedade. O ser humano é realmente muito ignorante, ele tem a capacidade de pensar e de se conscientizar, mais prefere continuar discriminando. É somente essa desigualdade que nos impossibilita de vivermos num país desenvolvido.
Sim! Somos todos diferentes! Em relação a cor, naturalidade, cultura, riquezas,  mais é essa diferença que torna cada um de nós especial e único, pois oque temos de diferente é apenas o nosso físico, perante a lei possuímos os mesmos direitos.
O que faz uma pessoa ser respeitada ou não, é seu caráter e não seu poder ou posição ocupada em determinada sociedade. A única solução para vivermos em um mundo com mais paz e menos violência é esse respeito ao próximo, que tem como objetivo fazer com que a discriminação diminua e a união cresça.



UM MUNDO CRIMINOSO


Aline Rodrigues Pedro

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Crime Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

CUBO, Ao Cubo. O Homem Chora. Intérprete: Ao cubo. In: Vagalume. Disponível em: < http://www.vagalume.com.br/ao-cubo/o-homem-chora.html. Acesso em: 17 set. 2012.

01  DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA AUTORA DA OBRA RESENHADA



Tem 17 anos de idade mora na Içara,SC no bairro aurora com seus pais tem uma irmã estuda na escola Maria da Gloria no segundo ano do ensino médio. Trabalha em uma confecção de roupas e pretende fazer um curso técnico de enfermagem.Na escola e no trabalho tem muitos colegas gosta muito de animais e se preocupa com a pobreza e a violência que aumenta cada vez mais.Na sua vida acontece um pouco de tudo,trabalha,estuda e pensa no futuro.  

2.0  Crime


É um modo vida que a lei autoriza a sancionar com esta ou aquela pena.O crime deve ser estudado como um fenômeno alguns sociólogos adaptam este tipo de definição como uma concepção sociológica de um crime.Alguns crimes se referem ao sentido moral,analise sociológica deve considerar tudo o que é crime deve ter sua pena.O crime deve ser estudado como um fenômeno social,também pode se definir como um ato que ofende certos sentimentos.A principal preocupação da sociologia especializadas é o comportamento criminoso a aprendizagem negativa do respeito da a lei certos grupos culturais.O comportamento criminoso pode ser um resultado de fins socialmente valorizados.O crime nessas teorias ultrapassam os limites de uma violação da norma jurídica formando violações das normas sociais.  


3.0  O homem chora


Pensa em tirar a vida das pessoas e ferir famílias.Quer se dar bem,mata sem dó por pedra e pó.Pede perdão por cada crime cometido,senti a dor feriu e foi ferido,esta em uma cama não reage e não fala,agora é tarde perdoa quem o baleou,de nada vale a matança mata muitos sem ter motivos e agora esta no fundo de uma cama.


04  REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE AS OBRAS


A criminalidade no mundo esta aumentado cada dia mais,as pessoas sentem medo até de andar nas ruas pois podem ser vítimas a qualquer momento.Para muitos crimes no Brasil não há lei pois o dinheiro faz esquecer o crime.Ricos pagam e são liberados,não importa o crime,pobres são esquecidos isso quer dizer que a lei não serve para todos.O crime toma conta de tudo pois a pena para esse ato não existe.




A LUTA DA MULHER NA SOCIDADE

Amanda Dagostin Luciano
amanda-dagostin@hotmail.com


PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Feminismo. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

SOMOS NÓS A JUSTIÇA. Biografia Feminina. Intérprete: SNJ. In: SE TU LUTAS, TU CONQUISTAS. Skyblue. 2001. 1 CD. Faixa 6.


7.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


É determinada e tem personalidade forte. É de poucos amigos mais os que tem são os bons e o necessário. Acredite e tem muita fé em Deus. Tem como uma das paixões os animais. Sua família é seu bem mais precioso e tem como exemplo de educação e princípios sua mãe. Futuramente pretende se formar em direito, exercer a profissão de advogada e ter uma vida feliz e realizada.

15.0        2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO FEMINISMO


O feminismo é um movimento que teve origem no século XIX, são movimentos cuja meta é conquistar a igualdade de direito entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente a dos homens. Foi preciso mais de um século e meio para levantar todas as descriminações. As feministas afirmam que sua luta não tem como objetivo destruir tradições ou a família mais alterar a concepção de que ‘’mulher é em casa, cuidando dos filhos’’. Com isso, acreditam garantir a igualdade de direitos sem, contudo, assumir o espaço do homem.

16.0        3.0  SÍNTESE DA MÚSICA BIOGRAFIA FEMININA


Ela passa a mensagem de que a mulher não é mais inferior ao homem, pois com lutas e protestos conseguiram reivindicar, que ao não ser Deus ninguém aqui na terra pode impor limites ou desvalorizar uma mulher perante a sociedade e ao homem. Ela não é só um corpo, há uma solução para dar.

6.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Vimos que o feminismo e a luta feminista é algo que vem tomando grandes  proporções com o passar dos tempos. Comparado com antigamente a mulher veio conquistando seu espaço e não só para ter direitos iguais perante um homem mais sim ter seu nome valorizado perante a justiça. Com tudo, sem desrespeitar as tradições ou a família mais sim provando que uma mulher pode sim ter seu lugar na sociedade.




INFLUÊNCIA DA SOCIEDADE


Bianca Pereira Caetano
bianca_pereira31@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Desorganização. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

MC’S, Racionais. A vida é desafio. Intérprete: Edi Rock. In: 1000 TRUTAS, 1000 TRETAS. A vida é desafio. Costa Nostra. Ano. 2006 CD. Faixa 6.


8.0   DADOS BIBLIOGRÁFICOS DA AUTORA DA OBRA RESENHADA


Tem 15 anos, nasceu no dia 31/10/1996. Mora no Bairro Aurora, em Içara-SC, vive com seus pais. Faz aula de dança, estilo Hip-Hop três vezes por semana e ama o que faz. No momento não trabalha apenas estuda, mas pretende cursa o ensino superior o qual ainda está indecisa. Valoriza muito as amizades, pois não há nada melhor do que os amigos, os verdadeiros é claro! Diz que família é o bem mais precioso que se pode ter. Acredita, tem muita fé e amor por aquele que nos salvou.


17.0        2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIOLÓGICO DESORGANIZAÇÃO


Inicialmente é definida como a perda de influência das regras sociais de conduta existentes sobre os membros do grupo, outro entendimento é a incapacidade para o individuo de construir um projeto de vida: na ausência de regras estáveis e interiorizadas, o individuo fica desorientado ou desmoralizado.


18.0        3.0  SÍNTESE DA MÚSICA A VIDA É UM DESAFIO


Pelo fato do individuo não viver de acordo com as regras do sistema e pelo preconceito, foi limitado a entrar no mundo do crime para conseguir “sobreviver”. Não estudar e não viver conforme as leis você é literalmente obrigado a procurar uma forma para viver, neste caso o crime.


7.0     REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE AS OBRAS

Desorganização inicialmente é vista como a falta de organização de alguma coisa, no conceito sociológico de alguma forma também é vista dessa maneira. Uma exemplo desse conceito é: não viver as regras impostas pelo sistema, onde muitas vezes o individuo acaba se afundando em vícios, crimes por não ter conseguido viver de acordo com a sociedade. É exatamente o que diz a musica. Nesse conceito pode-se abordar também o preconceito, pois geralmente por não terem oportunidade a maioria dessas pessoas são negras e pobres.






O MUNDO SÓ PENSA EM DINHEIRO

Cíntia da Costa Fraga
Cintia_fraga@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Ecologia:.Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

PIRES, Zeider. Terra. Intérprete: Zeider. In:Um por todos. Graça Music. 2010. 4 CD. Faixa 3.


9.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu dia 20 de setembro de 1996 em içara, mudou-se com seus pais para Porto Alegre com dois meses de idade, onde ficou ate seus cinco anos, mudou-se novamente para içara onde vive atualmente com seus pais, tem quatro irmãs por parte de pai, estuda no colégio Maria da Glória Silva, pretende seguir a carreira de psicologia, tem 16 anos, vários amigos e uma vida inteira para ser feliz.

19.0         

20.0         

21.0                    2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO ECOLOGIA


É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o seu ambiente, e também um movimento de opinião empenhado em defender os 153 equilíbrios naturais, que os homens fazem parte e que estão ameaçados pelo desenvolvimento econômico incontrolado.


22.0        3.0  SÍNTESE DA MÚSICA TERRA


A letra da musica fala sobre a transformação do meio ambiente, descreve a situação do mundo em que vivemos ,fala sobre como tudo esta diferente, a lua no céu a brisa no mar, o sol... A natureza grita em defesa, provocando tsunamis e outras catástrofes, na letra também é feito um apelo sobre a água que um dia vai acabar se não fizermos nada para isso mudar enquanto ainda temos tempo.


8.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS


 O planeta esta caminhando para o fim, vivemos em um mundo onde as pessoas dão mais valor aos bens materiais do que para o que de mais precioso temos, algo que nos foi dado somente para administrarmos, as pessoas vivem em constante agitação, os problemas passam despercebidos e não recebem a atenção devida, animais morrem todos os dias por desmatamento de matas e poluição,poluição essa que também causam doenças que matam de 5 a 6 milhões de pessoas todo ano , o sol que penetra com força total em nosso planeta derrete as geleiras trazendo como conseqüência a extinção de varias espécies ,tendo essa consciência ecológica temos chances de que as gerações futuras possam desfrutar de tantas belezas e, sobretudo de um planeta em condições mínimas de se viver.


0 comentários:

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author