ADOLESCÊNCIA

Este texto foi elaborado pela aluna Carolaine Morelli da Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann de Nova Veneza-SC para 8º Prêmio Construindo Igualdade de Gênero do CNPQ.


ADOLESCÊNCIA

Sem dúvidas alguma, esta é com certeza a melhor fase de nossas vidas. Quem já viveu comprova, quem vive adora, e quem ainda não viveu, sonha com o dia em que ela chegará.

Adolescência é tempo de ser feliz, de aproveitar cada momento como se fosse o ultimo, de curtir a vida, de se arriscar, de cometer erros e aprender com eles, de fazer loucuras, de tentar tudo sem pensar em nada. É viver sonhando, viver no mundo da lua. É chorar e rir sem motivos e ter milhões de amigos. É viver tudo, sem medo de que algo de errado, viver sem se preocupar com o amanhã.

Mas será que todos sabem aproveitar essa fase de maneira certa? Como é a vida e o dia a dia de um adolescente? O que eles curtem? Conversam e se abrem com seus pais? E o coração, o que um adolescente sente? Será que é capaz de amar alguém de verdade? Pensam no futuro? Pois então, foi com base em todas essas dúvidas que decidi fazer uma pesquisa com adolescente de 15 a 20 anos. Sendo desses 5 do gênero feminino e 5 do gênero masculino. 

Sempre achei que os jovens tivessem o mesmo pensamento, fizessem as mesmas coisas, gostassem do mesmo tipo de música e usassem os mesmos tipos de roupas. Mas ao realizar essa pesquisa percebi que estava totalmente errada em relação a isto. Eles agem de maneira totalmente diferente uns dos outros. Cada um tem seu jeito, seu estilo e seus pensamentos. Uns só querem saber de curtir, de sair todos os dias, de beber, nem ligam pros estudam, não pensam no futuro, só querem saber do presente. Enquanto outros deixam de sair e se divertir pra ficar em casa estudando. Pensam em seu futuro, na faculdade. Mas em geral todos estão aproveitando essa fase, cada um com seu jeito.

Em relação ao tipo de música, todos são meio ecléticos, gostam de tudo um pouco, tudo que toca na balada eles curtem. Atualmente as mais ouvidas e pedidas são as de sertanejo universitário, porém o rock, o pop, o eletrofunk, as internacionais e as românticas ainda estão com tudo entre eles.

Uma das coisas que sempre me pergunto é por que os adolescentes do gênero masculino têm mais liberdade que os do gênero feminino. Porque os meninos podem sair com menos idade que as meninas? Por que para eles não existe horários, e muitas vezes nem regras? Com esta curiosidade decidi conversar com alguns pais, que possuem filhos do gênero masculino e também do gênero feminino, para saber se eles tratavam seus filhos de maneira igual, o que comprovei que não. Segundo eles, este negócio de proteger mais as mulheres, esta desigualdade entre os gêneros vem de muito tempo atrás, quando elas não podiam trabalhar fora, e deviam cuidar apenas de sua casa, enquanto eles eram responsáveis pelo trabalho pesado, por trabalhar nas empresas. Porém esta situação foi se alterando ao decorrer dos anos, a situação feminina foi melhorando, e a quem diga que hoje em dia as mulheres são tratadas iguais aos homens, mas não. Percebemos isso na adolescência, na maneira como os pais tratam seus filhos as meninas são mais protegidas, estas recebem maior atenção e são impedidas de fazer várias coisas, enquanto os meninas com a mesma idade que elas, já podem fazer tudo, os pais já não se preocupam tanto com eles, talvez por acharem que terão como se defender enquanto as meninas por serem mais sensíveis, não teriam.

Como falar da adolescência sem lembrar do amor? Impossível. É nesta fase que surge o primeiro amor, o primeiro sentimento. Muitas vezes inexplicável, mas com certeza incomparável. Uma das perguntas que fiz aos meus entrevistados foi sobre isso e foi aí que percebi o quão diferente é o pensamento entre eles, principalmente entre os meninos e as meninas. Para os meninos o amor não existe, eles só querem saber de ficar, nunca namorar, o lema é ‘pego mais não me apego’. Mas sei que este pensamento vai mudar logo, pois quando eles conhecerem a garota certa, e se apaixonarem de verdade, nada mais vai importar, o mundo vai parar, e nada vai existir para ele, a não ser ‘ela’. Para as meninas o amor é real, elas têm consciência de que isso vai acontecer, e que é inevitável. Desde pequenas sonham com o dia em que conhecerão seus ‘príncipes encantados’ e com o dia em que viverão seu próprio conto de fadas.

Em geral os adolescentes perderam seu ‘BV’, ou seja, deram seu primeiro beijo entre 12 a 15 anos. Para muitos isso foi a melhor coisa do mundo, mas para outros foi simplesmente horrível, talvez por não ter sentimento algum, por não ter amor, porque se tivesse, tenho certeza que seria maravilhoso. Mas bom ou ruim, ninguém esquece.

E a relação com os pais? Um adolescente consegue se abrir e contar tudo para eles? Na maioria dos casos não. Segundo eles, o que impede esta relação de amizade, é o medo. Medo do que os pais pensariam de seus atos, medo que eles impedissem algo, de brigarem e de não serem compreensivos. Só que eles não sabem que estão totalmente errados de pensar assim, pois para um pai, não existe coisa melhor que a confiança de um filho. Todo pai, gostaria de saber o que acontece com seu filho, saber se esta gostando de alguém, se esta namorando, ou ficando. Eles com certeza entenderiam, e jamais julgariam. Porque eles sabem que tudo é possível na adolescência, pois um dia eles já estiveram nessa fase, já passaram e viveram tudo isso. E se eles criticam ou brigam se impedem os adolescentes de fazer alguma coisa, é porque eles sabem que isto não o fará bem, pois tudo que eles mais querem na vida é a felicidade de seus filhos.

Dentre todas as diferenciações de opiniões todos aqueles que passam ou já passaram, carregam dentro de si uma essência, que com certeza jamais perderão, afinal adolescente não é aquele que tem 15 ou 16 anos, mas sim aquele que sabe fazer do agora um pra sempre, e tem a consciência de que a alma que tem que ser jovem, pois nada mais importa que seu interior.

0 comentários:

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author