Turma 2002 - E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann


PARA ONDE EU IREI

Yuri da silva
silvayuri101@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Cidade de Deus 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA


Ele se define autentico, é um cara observador e vê a vida de outro ângulo tentando vive-la o mais correto possivel.
Tem 17 anos de idade nasceu no estado do Rio Grande do sul, mas atualmente mora em Santa Catarina.
Ele servi a um Deus soberano, que é Jesus para ele é um exemplo,que ele tenta imitar em varias coisas, por quer fazer a diferença ser diferente para que no final deste mundo ele diga "eu fiz alguma coisa,  uma coisa que fez a difereça para muitas vidas". na sua casa é um cara que gosta muito de estar com sua familia, de escutar as suas musicas.
Também gosta de ir a igreja pra conhecer gente diferente que nunca tinha visto e de escutar sobre a vida de varios missionarios. Pois gosta muito de viajar de estar na estrada, do que chegar no lugar desejado

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO cidade de Deus


O termo foi elaborado Santo Agostinho que diz que a "cidade terrestre" (pagã), foi fundada no "amor de si e no desprezo de Deus", não podendo  fornecer uni ideal de civilização nem tampouco ser fonte de felicidade para os homens. Os estados terrenos são comandados pela sede de dominação. A "Cidade de Deus", ao contrário, fundada no "amor de Deus até o desprezo de si", é comandada pelos valores cristãos que implicam o bom uso da liberdade, prefigurando a cidade celeste


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


A cidade de Deus ela é o melhor presente que alguem sempre sonhou, mas ela não é impossivel basta crer, por que ela éfeita no amor de Deus que lá nós somos livres para qualquer tipo de coisa e lá só existe um Deus, não é como aqui que tem varios quias e santos e todos estes santos e guias foram feitos por nós medsmos, mas o unico santo é Deus aqueleque esta fazendo a cidade celestial para a humanidade, mas la so podera entrar aqueles que nele crer e o adoralo .
Nesta cidade a felicidade será em abundancia não tera ranger de dentes nem choro somente amor e adoração a um Deus que é soberanono vivemos em um mundo totalmente diferente entre barreiras, obscuros, medo roubo desunião ,com injustiças e nisso faZ com que as passoas pensemque não existi outra e só este mundo,mas elas sabem que a outra vida esta a um passo basta morrer. pois por isso que existe os cristão pra dizer que a outra vidamelhor e que então é mehor sofrer aqui do que sofrer na morte eterna.

ATEUS
Conquistando o seu espaço na sociedade.

Vanessa Olivo Viola
nessa_olivo@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ateísmo. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA


Atualmente com dezesseis anos, continua morando em sua cidade natal, Nova Veneza, uma cidade localizada ao sul de Santa Catarina. Mora com seus pais, sua irmã e sua cachorrinha. Gosta de ler, estudar, comer, ouvir musica e sair com seus amigos. Detesta verão e praia e gosta de ficar em lugares altos, apenas observando. Seu sonho é ver a neve, mas não uma neve qualquer, aquelas dos filmes. Pretende construir uma família, mas antes disso deseja uma passagem pelo exercito.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ATEÍSMO


Esta é uma doutrina que nega a existência de um Deus, sobretudo o pessoal. Por muito tempo para ser considerado ateu, bastava ter uma concepção diferente da divindade.  Porém ao longo do tempo o ateísmo se altera, hoje são denominados de ateus aqueles que negam abertamente a existência de um Deus. Esses acreditam no chamado materialismo cientifico, rejeitam explicações religiosas, se opõem a idéias de que Deus morreu e uma multidão continua vivendo como se ele existisse, entre outras ações.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Uma vez em um debate em sala de aula uma colega falou uma frase muito marcante: “Deus é a bengala dos fracos”.  Fiquei muito tempo pensando sobre o assunto, e realmente acho que é verdade.  Temos que ter algo para nos apegarmos diante de tanta injustiça e falta de amor, se não acreditarmos que algo maior está nos guiando ou que seja o real motivo para que tudo isso aconteça estaríamos como num buraco e cada vez cavando mais fundo.
Cada um tem o direito de escolher sua própria religião ou também de não escolher nenhuma. Particularmente sou católica, porém não sou fanática em ficar adorando imagens ou rezando um terço antes de dormir. Apenas gosto de pensar que isto é real, e também me sinto mais segura sabendo que algo maior guia nossas vidas.
Acredito que nos dias atuais o numero de ateus só tende a aumentar, pois a ciência vem cada vez mais evoluindo e provando, com provas concretas, certas coisas que antes a igreja mostrava para a sociedade como uma obra divina. O dia a dia da população também passou a ser mais corrido, o que leva a uma menor disponibilidade de tempo para a religião em si. Há pouco tempo atrás o filho nascia e seguia a religião do pai fanaticamente, hoje os jovens já são educados para conhecerem a verdade propriamente dita e terem suas próprias opiniões. Obviamente que não acontece isso com todos, mas podemos notar um menor fanatismo conforme surgem novas gerações.
Os ateus são fortemente ligados a teoria evolucionista, enquanto os cristãos são ligados na criacionista. Eu particularmente acredito em tudo que a ciência prova, e também tenho muita curiosidade sobre diversos assuntos que ainda não se tem respostas, porém em paralelo a isso acredito que exista uma coisa superior que nos guia e faz tudo um dia ter sentido. Não acontece como uma espécie de obediência humana, onde as pessoas que se portam mal vão para o inferno e as que se portam bem vão para o céu, mas sim como uma de justiça ou talvez o próprio destino que irá agir, sendo assim um Deus.

                                                     ADEQUADO
.

Cleiton Zanella
Cleitonzanella1@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascido em 27/02/1995 Parana-Laranjeras do Sul,onde moro ate seus cinco anos,quando resolveram Janete e Vilson se mudar para Santa Catarina –Nova Veneza,por influencias de parentes que já moravam naquela cidade.atualmente tem 17 anos ,esta estudando no 2 ano da escola de educação básica H H H,onde tem muitos amigos.Futuramente pensa em estudar mecânica.

2.0  SINTESE DO CONCEITO FILOSOFICO


Diz ser daquilo que corresponde exatamente o seu objeto e ao fim visado. A ideia adequado é aquela que possui todas a propriedades intrínsecas de ideia verdadeira


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


E aquilo  Que corresponde perfeitamente a um objetivo ou uma certa situação,objeto.como existe idades adequadas para certos filmes,seriados,novelas entre outros. 

                                                     ADEQUADO
.

Eduardo Frassetto Savio
duh_ang_beretta@r7.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.
                                                                                           

2.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu no município de nova Veneza, é solteiro tem 16 anos mora com sua família ele é produtor Dj e trabalha com seu pai, Ele faz academia pretende alistar-se e um ano depois ir a Bolívia para cursar medicina, ele sai todos os sábado a noite pretende não ter família e assim aproveitar melhor a vida


2.0   SINTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO


Diz ser daquilo que corresponde exatamente o seu objeto e ao fim visado. A ideia adequado é aquela que possui todas a propriedades intrínsecas de ideia verdadeira


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Que corresponde perfeitamente a um objetivo  até esses dias eu estava assistindo um seriado pois não era adequado para menores de 18 anos e muitas crianças de apenas 10 anos assistiam, pois tinha muito sangue e morte que crianças não intenderiam.

QUE MEXE COM A GENTE!

Flávia Gava
                                                                                            flaviagava_@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Angústia 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

3.0   AUTOBIOGRAFIA


Natural de Nova Veneza, tem 16 anos de idade, mora com a mãe e com a irmã mais nova, o pai não mora na mesma casa, mas está sempre presente. Estuda a noite e trabalha somente a tarde. Gosta de conhecer coisas novas, aprender. È curiosa! Sempre está aberta a novas sugestões,tanto boas quanto ruins, mas também questiona, quando,ao seu olhar, alguma coisa esta errada, ou desagradavel.
Uma adolescente com muitos humores, chora, da risadas, briga consigo , e pro incriel que pareça, tudo ao mesmo.
Nas horas em que esta livre dos compromisos, gosta de cuidar de si mesma, e tambem de namorar. Tem poucas e poucos amigos, mas os que tem sente que são verdadeiros com ela.
Tem sonhos, e sonhos grandes, mas esta semprecom os pés no chão, vendo o que esta e o que não esta ao seu alcance.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ANGÚSTIA


Um sentimento de mal estar, provocado por opressão, seja de inquietude relativa a um futuro incertom à eminência de um perigo indeterminado,mas, ameaçador, ao medo da morte e as incertezas de um presente ambíguo, seja de inquietude sem objeto claramente definido ou determinado.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Muitas pessoas sofrem desse mal, desse terror que nos atormenta antes de algumas coisas importantes, ou nem tão importante assim.Depende de cada um de nós.
E um sentimento controlador.Que se tenta fugir, mas acaba nos dominando, e junto a isso vem a inquietude, o medo, todos esse sentimentos, que podemos demonstrar de varias formas, por mais ruim que seja, a angústia!


APREENSÃO

Bruno Teles de Lima
bruno_lima_@live.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Angústia  ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascido em Nova Veneza,no ano de 1996 no dia 4 de Janeiro.Atualmente trabalha em horário comercial,estuda no turno noturno e nos sabádos cursa.Adora música e redes sociais.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ANGÚSTIA


Mal estar provocado por um sentimento de opressão seja de inquietude relativa a um futuro incerto,á iminencia de um perigo indeterminado mas ameaçador,ao medo de morte e a incerteza de um presente ambíguo,seja de inquietudesem objeto claramente definido ou determinado,mas frequentemente acompanhado de alterações fisiologicos. 


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO



Ao chegar a chuva
A angústia na roupa estendida.
Ao sair o sol.
A angústia da horta seca.
Ao sair a mãe.
A angústia na refeiçao.
Ao sair o pai.
A angústia da escasses do dinheiro.
Ao sair a namorada.
A da traição.
A angústia chega,te pega
te prende e não solta.
A angústia é a traição
do conforto e da tranquilidade
A angústia mata a confiança .
Ela sufoca, queima,esfria.
A angústia nada mais é do que
a apreensão de não dar certo. 



IMORTALIDADE

Aline Ilda de Bona Baroni
alinebbaroni@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Imortalidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

5.0   AUTOBIOGRAFIA


Filha de Lourdes e José,com 16 anos,mora em Nova Veneza-SC desde bebe. Tem 2 irmãos,trabalha em uma facção de roupas em Caravaggio. Gosta de música sertaneja,gosta de ver todos os tipos de filmes,mas adora ver filme de terror,gosta de jogar vôlei. Namora há mais de um ano com uma pessoa maravilhosa,uma pessoa abençoada. Pretende casar e construir sua casa entre 2 e 3 anos. Gosta de estar com os amigos,sair com o namorado para festas,jantar a dois,ir ao cinema. Tem um sonho de visitar a Inglaterra, castelo de Hogwarts do filme “Harry Potter”. Emfim é uma pessoa muito eclética, muito feliz. Ama muito seu namorado e sua família.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO IMORTALIDADE


Qualidade daquilo que não morre , que é eterno. No pensamento filosófico e teológico, encontramos várias doutrinas sobre a imortalidade da alma . Alguns pensadores sustentam que a alma imortal possui uma identidade pessoal e se manteria mesmo após a dissolução do corpo, sendo que, para outros, a alma imortal é apenas uma realidade espiritual genérica sem características individuais.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


   Após ler o conceito conclui-se que, imortalidade é algo que não morre, exemplificando: Quando morremos o nosso corpo pára de funcionar e o coração pára de bater, mas,muitas pessoas acreditam que de alguma outra forma continuamos vivos,mesmo não estando ligado ao corpo.

SER FALSO TRAZ INFELICIDADE

Dieine Marione
dieine_marione@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Falso. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

6.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em Criciuma-SC e criada em Bom Jardim da Serra-SC. Hoje estou com 26 anos, sou casada, tenho 2 filhas. Atualmente trabalho durante o dia e no periodo da noite estudo na escola Humberto Hermes Hoffmann. A parte que mais gosto é ficar com meu esposo e minhas filhas.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO FALSO


Falso diz-se de tudo aquilo (uma história, uma confirmação, uma informação, uma teoria”, etc que não corresponde  a realidade ou seja que não pode ser confirmado pela experiência).
Uma preposiçao é falsa quando é incompatível as outras preposiçoes reconhecidos como verdadeiro, violando principio de identidade ou de não contradiçao:se a preposiçao “tudo “A e B e verdadeira a preposiçao “algumas A não e B “e falso o oposto do verdadeiro

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Falso é aquela pessoa que na frente é uma pessoa e por trás é totalmente diferente. Exemplo: não tenho amigas muito íntimas porque as amigas acabam sendo as melhores inimigas, as amigas começam a ter muita intimidade e acabam sabendo demais da minha vida e depois de algum tempo começo a sentir inveja. Isso é ser falsa.


CERTO DIA NO MSN
.

Elealdo Rodriguês Savio
Luizsergiosavio@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Acidente. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

7.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu no dia 23 de maio de 1995 no município de Nova Veneza .Filho de Luiz Sergio e Maria Ecilda ,tem 3 irmãs Elizandra,Elisângela e Elessandra.
Atualmente esta morando em Nova Veneza-SC, com seus oais e suas irmãs ,trabalha durante o dia e estuda à noite.
Aos finais de semana prefere ir à lugares mais calmos com sua namorada Nathalia para poder pensar no futuro dos dois ,pois não há muitos amigos .
Pretende futuramente ter sua própria empresa na área da informática.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ACIDENTE


Tudo aquilo que não pertence á 'essência de uma coisa ,não existindo em si mesmo mas somente em outra coisa. Ex:a forma ou cor pertencem a uma coisa que subsiste em si mesma':a substância.
É acidental tudo aquilo que pode ser mudado ou srpresso sem que a coisa mesma mude de natureza ou desapareça.
  1. Na metafisica clássica,o acidente se opõe à substância e a essência ;todo acidente só existe na substância .

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Certo dia eu estava em meu msn falando com meus amigos e comecei à adicionar novas pessoas e por um acidente nessas pessoas que eu acabava de adicionar estava minha atual namorada Nathalia esse conhecimento foi acidental .
De fato existe acidentes fatais ,ninguém está á espera da morte ,ou a perca de alguns familiares, só na questão de sair de casa o individuo pode ser atropelado .Desse fato existem acidentes fatais e acidentes bons .


SIMPLESMENTE ACONTECE

Maurício da Silva Junior
mauriciojuniordasilva@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Fato. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

8.0   AUTOBIOGRAFIA


Filho da Marilene e do Maurício, com 16 anos de idade, mora em Nova Veneza-SC à 4 anos.
Tem cinco irmãos, faz parte de um programa de aprendizagem profissional na mesma cidade. Mora com a mãe, padrasto e dois irmãos, tem um gosto musical bem variado, gosta de ver filme de terror e suspense, não tem tanto interesse na leitura. É uma pessoa tímida e romântica que gosta de estar com os amigos, gosta de ficar na internet olhando o mundo para futuramente o rodalo.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO FATO


Algo que existe, que acontece, uma realidade objetiva, é também uma sentença declarativa que é considerada verdadeira ou falsa, um exemplo “A terra é redonda”.
Fato bruto é pelo qual nossos sentidos são afetados, um exemplo uma impressão, que opõe ao fato cientifico.
Verdade de fato é caracterizada como verdade contingentes, cujo contrario é possível.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Após ler o texto conclui-se que o fato tem que ocorrer e que não se pode o comparar com um objeto, pois é muito dinâmico.
Entende-se que o fato é verdadeiro ou falso, não existe meio termo. Sem esquecer que ele pode ocorrer na maneira de sentimentos como a de dor e também afetando os sentidos do corpo.


FALSO


Marisa Marcão
marisa_marcao@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: falso.  3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

9.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em Santa Catarina, Nova Veneza, tem 16 anos, dois irmãos, filha de Eloir Francisco Marcão e Angelina Stanger Marcão. Estuda na escola de E.B.Humberto Hermes Hoffamann.. Atualmente não trabalha, e adora passar o tempo na internet, celular e sair com os amigos.


2.0  FALSO


Diz-se tudo aquilo (uma hipótese, uma afirmação, uma informação, uma teoria etc.) que não corresponde à realidade, ou seja, que não pode ser confirmado pela experiência.
Uma proposição é falsa quando é incompatível as outras proposições reconhecidas como verdadeira, violando o principio de identidade ou de contradição: se a proposição ``todo A é B`` é verdadeira, a proposição ``algum A não é B`` é falso. Oposto do verdadeiro.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Ser falso é pensar uma coisa e reagir de um jeito totalmente contrario. Uma pessoa falsa é uma pessoa que não é verdadeira, não corresponde com a realidade, sempre esconde suas verdades, opiniões, sentimentos etc.
Por exemplo, quando você esta com você é uma pessoa maravilhosa e em questão de segundos quando esta com outro alguém fala mal de você. Ser falso é enganar as pessoas para proveito próprio sem medir as consequências tanto moral quanto sentimental.

MOVIMENTO

Luana Vitali Da Costa
lu-vitali@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

10.0                       AUTOBIOGRAFIA


Nascida em 1996,filha de Jeferson e Silvana,Luana foi criada humildemente. Passando por vários preconceitos na escola,quando era menor ,hoje ela vive normalmente,sem esses problemas.
Trabalha durante o dia ,e estuda a noite e futuramente pretende fazer uma faculdade,mais no momento de que curso .


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ACÃO


O fato de agir (oposto ao pensamento). Atividade de um individuo da qual e expressamente a causa, e pela qual modifica a si mesmo e o meio físico.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


A ação é um certo tipo de coisa que uma pessoa pode fazer. Atirar uma bola, pegar alguma coisa requer uma intenção. Pode se dizer que quando você toma algumas decisões você também esta praticando a ação.
Quando você tentar fazer algo e não consegui também digamos que é ação pois qualquer movimento feito por uma ser humano é uma ação,Por outro lado, pode-se considerar que um ser humano está a agir mesmo quando não tem uma intenção específica de fazer  o que deseja.



0 comentários:

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author