Turma 3001 - E.E.B. Humberto Hermes Hoffmann


ARTE: CRIAR E RECRIAR

Ana Caroline Moro Campos
ana_carolinemoro@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Arte. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em Nova Veneza, no dia 22 de março de 1995, mora no Distrito de Caravaggio junto com seus pais e sua irmã. Com apenas 17 anos, tem o sonho de futuramente ser professora de artes e poder ser independente podendo tomar suas próprias decisões. Atualmente está cursando o 3º ano do Ensino Médio, na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann. Assim como os outros ela possui defeitos e qualidades, de ser ás vezes muito teimosa  e um pouco perfeccionista, respectivamente. Gosta de passar o tempo na internet, conversar com os amigos e ouvir música. Ama sua família, gosta de passear com ela e admira muito seus pais. É uma adolescente apaixonada por crianças e se sente muito feliz em estar junto delas.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ARTE


Defini-se a palavra Arte como um sinônimo de técnicas, neste sentido fala-se de artesão. Seu fim é o de elaborar uma certa estruturação do mundo, mas criando o belo. Faz parte deste meio também as Artes Liberais, o que significa um conjunto das “artes” que compunham o curso de estudos nas universidades, conduzindo ao domínio e compreendendo a gramática, a lógica, a aritmética, a música, a geometria e astronomia. E nas palavras de Hegel, arte define-se como “ o meio entre a insuficiente existência objetiva e a representação do interior: ela nos fornece os mesmos objetos, mas irados do interior... limita nosso interesse a abstrata aparência que se representa a um olhar puramente comtemplativo”.

 

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO



A Arte não se limita em técnicas prontas, mas no fazer, criar e dar significados ao abstrato. É criar o belo ao olhar de quem admira e a interpreta. Ao analisarmos uma obra abstrata, pensamos em várias formas de interpretá-la, com isso vai de cada um usar a mente para identificar o que há na obra.

O ESTUDO DOS ANTEPASSADOS


Cristiane Savio
cristianesavio@live.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

1.0   AUTOBIOGRAFIA


Com apenas 17 anos, reside com seus pais no Distrito de Caravaggio, Município de Nova Veneza – SC. Atualmente, a autora está cursando o 3º ano do ensino médio na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann. Gosta de ler livros de romance e assistir filmes de comédia e terror. Em seu tempo livre, gosta de sair com os amigos, ficar na internet e ouvir músicas.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ARQUEOLOGIA


Estudo de antiguidades ou estudo científico das civilizações pré-históricas e desaparecidas, sobretudo pela interpretação dos vestígios que deixaram.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


A arqueologia, como uma ciência que permite resgatar um passado que não é das elites, contribui melhor para se compreender o conceito de formação social brasileira. É impressionante o conhecimento e o tanto de informações que o ser humano adquire através do estudo da arqueologia.

                            ESTUDANDO O   CONHECIMENTO


Mauricio Adolfo Cividini Premoli

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA


Morador de Nova Veneza- SC estudante da escola Humberto Hermes Hoffmann o autor estuda atualmente no 3º ano do Ensino Médio. Gosta de praticar esportes, sair com os amigos e ficar com a sua família, Mora com seu pai Rogério e com sua mãe Mº Zuleide nasceu no dia 12 de março de 1995 tem 17 anos e mora com suas irmãs Mirian de 28 anos e Luana de 15 anos.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO CONHECIMENTO


O conhecimento humano é a verdade ocessivel ao homem, e esta verdade é relativa, finita e limitada. Existe uma realidade absoluta mas acesso direito a esta realidade ou percepção direta dela é impossível . É um termo que designa, em filosofia , o processo pelo qual o sujeito aprende um objetivo. O conhecimento sensível nos é dado por meios de sentIdos já o inteligível depende do uso da razão e tem como objetivo tipos gerais e não individuais e concretos.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Pode-se entender que o conhecimento é a verdade finita ou limitada. Conhecimento é aprender a usar algo e usar de forma certa.


POPULAÇÃO ALIENADA


Augusto Sérgio Vitali
Augusto-vitali@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Alienação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

3.0   AUTOBIOGRAFIA



Morador de Nova Veneza-SC, estudante do 3º ano do ensino médio de escola publica Humberto Hermes Hoffmann, possui 16 anos, nascido em 23 de dezembro de 1995 ainda reside com seus pais, Sérgio e Sandra.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ALIENAÇÃO


É o estado que o individuo não se pertece, ou seja, este individuo já não possui a sua capacidade de pensamento e de ação de si própriamente dito. Estas penssoas apenas ouvem oque lhe enteresam pelo fato de serem totalmente alienadas, oque se passa ao seu redor apenas é notado se lhe satisfazer em alguma coisa. Esses mesmo individuos também podem estas alienados ao trabalho, aonde eles vende a sua força de trabalho em troca de capital ou seja bens materias.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Alienado é um individuo o qual tem sua mente totalmente mudada ou controlada, um exemplo disso é o trabalho e a religião, totalmente diferente mais que tem a sua alienação, um deus que voçê passa crer é apenas uma mera ilusão, ou o trabalho que voçê exerce é apenas um fruto de renda e para outros é o meio de enriquecimento. A politica é uma forte exemplo de alienação, no qual candidatos fazem a cabeça de muitas pessoas com promessas, assim a pessoa acaba pensando naquilo que o candidator irá exercer e não naquilo que o indivuo acha que o candidato deve fazer.

                                                   ATITUDES


                                                                                               Crichélida Scarsi Padia
                                                                                             Crisscarsi1@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA


Moradora do município de Nova Veneza no distrito de Caravaggio nasceu no dia 22 de agosto de 95 agora com 17 anos, esta cursando o terceiro ano do ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann. Gosta de sair com os amigos nos fins de semana para se divertir, não pratica muitos esportes por falta de tempo e atualmente estuda num período e trabalha no outro.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AÇÃO


Ato de agir, conjunto dos nossos atos, atos voluntários, suscetíveis de receberam qualificação moral. Pode haver ou não ação dependendo se o individuo tem ou não liberdade.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


        Conclui-se que ação é o resultado de uma força física ou moral. Facilidade ou possibilidade de executar alguma coisa. Uma atividade ou movimento. Ação pode ser também algo que pensamos em fazer, e fazemos. Algo que temos vontade de praticar, e praticamos. São nossas ações, nossas atitudes. Algumas pessoas são julgadas por seus atos, ou seja, por aquilo que fazem. Algumas possuem mais facilidade de administrar ou comandar algo, através de seus conhecimentos e de suas ações.


                                         ALIANÇA COM DEUS


                                                                                                  Ana Paula Binatti
                                                                                    Paula_binati@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: Milagre. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

5.0   AUTOBIOGRAFIA


Moradora do município de Nova Veneza-SC, no distrito de Caravaggio, nasceu no dia 20 de outubro de 94, agora com 17 anos esta cursando o terceiro ano do ensino médio na escola de educação básica Humberto Hermes Hoffmann. Gosta de ficar na internet, não pratica muitos esportes por falta de tempo e adora sair com os amigos nos fins de semana para se divertir. Atualmente estuda num período e trabalha no outro, é uma menina companheira, amiga e acima de tudo compreensiva.

6.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO MILAGRE

           
           Milagre é ação, o fato, ou o acontecimento que é impossível de explicar pela ciência cientifica atribuindo-se então as coisas que acontecem sobre ordem divina, ou seja, a Deus. É um fenômeno movido pela fé e crença das pessoas que acreditam no mesmo. Outros milagres que também acontecem são as aparições de Deuses, anjos e outros seres.



3.0  REFLEXÕES SOBRE O MILAGRE


Milagre é ser amado de verdade em um mundo onde o amor se tornou gíria na boca de crianças. Ter amigos em que se possa confiar, sem ter medo de falar e ser traído. É a fé em uma crença, acreditar que aquilo possa realmente acontecer. Enfim, em um mundo como hoje, estar vivo e viver com dignidade é um milagre.

UM DIVISOR DE ÁGUAS OU APENAS HIPOCRISIA

Catia Tavares
catya_ tavares@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia.:Democracia. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

2.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascida em Laranjeiras do Sul, PR, em 1995. A autora esta cursando o terceiro ano do ensino médio pela Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann. Seus hobbies incluem jogar vôlei, ler bons livros e assistir filmes.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO DEMOCRACIA


 Regime político no qual a soberania é exercida pelo povo. Segundo Rousseau, a democracia, que realiza a união da moral e da política é um estado de direito que exprime a vontade geral dos cidadãos, que se afirmam como legisladores e sujeitos das leis. O regime democrático visa garantir e professar os direitos fundamentais da pessoa humana, sobretudo os que se referem á liberdade política dos cidadãos.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO



         Após muitos anos vivendo em um regime ditatorial enfim conseguimos conquistar,
um estado democrático de direito, onde os direitos individuais e coletivos são fundamentados pela lei. Como conseqüência desse principio democrático espera-se que os indivíduos sejam iguais perante a lei.
       Teoricamente essa igualdade de direitos se aplica aos direitos e deveres de cada cidadão que em tese são todos iguais perante a lei, já quês existe liberdade de imprensa e de expressão em nosso Estado.
         Por outro lado podemos questionar este caráter democrático, levando em conta a enorme diferença de tratamento que o Estado dedica aos ricos e aos pobres. Alem disso, sabemos que mesmo vivendo em um estado que teoricamente trata todos os indivíduos de forma igualitária ainda encontramos altos índices de miséria e pobreza.
        Concluindo, o estado democrático tem como sua base à igualdade de todos perante a lei. De forma que o estado deveria atender aos desejos de todos os indivíduos igualmente sem privilegiar ninguém dentro da sociedade. Sendo assim a igualdade de direito fundamenta o pleno exercício da cidadania.



O uso do pensar


Moisés Cunha de Oliveira
moisesoliveira66@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

7.0   AUTOBIOGRAFIA


Nascido no dia 11 de julho de 1995, na cidade de Criciúma-SC o autor é filho de Manoel de Oliveira e Otilia Cunha de Oliveira. Fez o seu ensino fundamental na escola de ensino básico Professor Lapagesse em Criciúma. Atualmente cursa o seu ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann no distrito de Caravaggio – Nova Veneza. Tem como hobby a prática de esportes tal qual o vôlei é o favorito, interessa-o também a leitura por noticiários e fatos históricos.


8.0 SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO DETERMINAÇÃO


Determinação (lat. determinatio) 1. Ato pelo qual alguém, após ter analisado os motivos prós e contras, toma voluntariamente
partido ou se decide. Nesse sentido psicológico. "agir com determinação". "estou determinado a fazer isso" são expressões mais ou menos sinônimas de "decidido", de "decisão".
2. Designa o fato de ser causa determinante ou condição necessária de alguma coisa, provocando diretamente sua existência ou ocorrência.

9.0 REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Ter determinação é ser decidido, é almejar algo e não desistir, ir até o fim, como por exemplo, Martin Luther King que lutou toda a sua vida por uma meta, um objetivo um sonho, a libertação dos negros. Ele estava determinado que em toda a sua vida iria lutar para ver os negros em liberdade, sem racismo. Quando tomamos uma decisão, fazemos uma escolha, devemos ser determinado a buscá-la. Assim como Martin Luther King  fez , até alcançar não descansou.

Jéssica Dondossola
Jessicadondossolaje@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Fé. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

10.0          AUTOBIOGRAFIA


Nascida em 04 de novembro de 1995, neta de Leda e João, mora com os avós na cidade de Nova Veneza- SC. A autora é agitada e gosta de sair, atualmente está cursando o 3º ano do Ensino Médio. O que mais gosta de fazer é ficar com o namorado, se divertir com os amigos e comer.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO Fé


Atitude religiosa do verdadeiro crente que se liga a Deus por um ato voluntário de origem sobrenaturais. E existe ainda a atitude mental que consiste em ligar-se a uma testemunha ou uma autoridade indiscutível que cremos em algo com qual nos comprometemos.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Primeiramente vem-me a cabeça que fé, é acreditar que eu posso, que irei realizar um ato desejado. Fé é crer em Deus mesmo não o vendo, somente acreditando que Ele existe por trazer uma paz espiritual.

ARQUEOLOGIA, VOLTANDO AO PASSADO

Bruna Carolina Cesconeto de Oliveira
bruna_cesconeto@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: colocar aqui a palavra retirada do dicionário. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

3.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Filha de Pedro e Zelma, irmã mais nova de Mônica, nascida em Londrina – PR no dia 28/05/1995. Atualmente reside em Caravaggio distrito de Nova Veneza. Cursa o terceiro ano do ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann. Tendo como hobbies preferidos conversar com amigos, passar alguns minutos no computador, e curtir com a família, gosta também de livros de ação, suspense e romance. Ama o mundo em que vive e acha que a vida tem que ser vivida da melhor forma possível, porque esta aqui de passagem, e tem que fazer essa viajem valer a pena.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ARQUEOLOGIA


É o estudo dos antepassados, através de fósseis, vestigios deixados por antepassados a milhões de anos atrás. Tem como objetivo conhecer mais a história passada dos seres humanos e dos animais que viviam na terra a muito tempo atras.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Percebe-se contudo que a arqueologia é um estudo muito importante porque permite resgatar um passado muito distante e entender como tudo aconteceu. Hoje em dia tem-se desenhos animados, novelas que mostram como é o estudo desses fósseis , o que é interessante, pois mostra de uma forma descontraida um conhecimento que muitas pessoas desconheciam.


ASSUMINDO SEUS ATOS

Caroline Gava Rufino
lola_gava@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Responsabilidade. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

11.0          AUTOBIOGRAFIA


Filha de José Carlos e Mônica, a autora, nascida em 10 de setembro de 1995 cursa atualmente o 3º ano do ensino médio, e também um cursinho pré-vestibular e trabalha como bolsista em uma creche. Reside no distrito de Caravaggio, município de Nova Veneza. Tendo como irmã mais velha Mirian. Aprecia uma boa leitura, optando por livros de romance e ficção, gosta também de filmes de comédia romântica.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO RESPONSABILIDADE


É a noção que um indivíduo tem de assumir seus atos, reconhecendo ser autor destes e concordando com as suas consequências, estando sujeito o indivíduo a pontos positivos e negativos, ao elogio e a censura. Responsabilidade esta ligada a liberdade, pois um indivíduo só é responsável por seus atos quando livre. Existe a responsabilidade legal ou jurídica que é definida pela lei, dentro deste se diferenciam a responsabilidade civil, a qual o indivíduo deve reparar os danos cometidos a outro; a responsabilidade penal, quando o indivíduo é culpado de um delito ou ato criminoso e deve pagar segundo as penas da lei.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


É preciso ter responsabilidade para tudo que se faz, pois tudo tem uma conseqüência, que pode ser boa, mas também ruim. A responsabilidade é adquirida também com o passar do tempo, quando os indivíduos vão amadurecendo. Uma pessoa que se considera responsável deve assumir seu atos e também deve obedecer algumas regras.

MAL OU MAU?


Tais Sagrillo Trombin
tais_sagrillo@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: mal (lat. maluun). 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

12.0          AUTOBIOGRAFIA


A autora, nascida em 04 de fevereiro de 1996, no Hospital São Marcos de Nova Veneza, atualmente reside com sua mãe e sua irmã em Caravaggio, distrito da mesma cidade. Está cursando a 3° série do ensino médio na Escola de Educação Básica Humberto Hermes Hoffmann, onde estuda desde sua infância. Futuramente pretende cursar Pedagogia.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO MAL


No geral, tudo que é negativo, nocivo ou prejudicial a alguém. Segundo Leibniz, o mal pode ser metafísico, físico ou moral. O mal metafísico é a imperfeição, o mal físico é o sofrimento, e o mal moral é o pecado. Por um lado, temos o mal como privação, falta, ausência, identificando-se como algo que não existe em um sentido absoluto, mas sim como uma imperfeição ou limitação de um ser. Assim, a ignorância, a imprudência seriam um mal. Por outro lado, o mal pode ser visto como parte do real, ou como uma entidade que existe por si mesma, em oposição ao bem. O mal metafísico não constitui um problema, pois se fossemos perfeitos seríamos Deus. O cristianismo diz que o mal é uma provação cuja recompensa será infinita no paraíso.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Mal é o oposto de bem...
Quando você está triste, você está mal;
Quando você se prejudica, você se dá mal;
Quando alguém te ofende, essa pessoa te faz mal;
Quando você está doente, aflito ou lesado, você está mal!
Ao falarmos em pessoas, falamos que são do mal, e não do mau.
Mal é oposto de bem e não tem nada a ver com mau, que é oposto de bom.

AMOR UMA EMOÇÃO DA ALMA


Cleiton faira barbosa
Claiton_f@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. AMOR 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

4.0   AUTOBIOGRAFIA

Um certo garoto da turma 3001 da escola Humberto hermes hoffamann cuja o seu sobre nome é faria barbosa e ele nasceu em nova veneza , gosta de vários estilos de musica as únicas descartadas são forro e ache , as matérias q ele gosta mais são as que envolve contas, mas também gosta de filosofia, sociologia e historia porque o professor faz refletir, gosta também de uma boa balada , adora viajar, esse garoto curte muito esporte radicais porque ele gosta muito de adrenalina e desafios.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AMOR


Oamor é uma emoção da alma causada por movimento dos espiritos levando a unice volutariamente aos objetos que lhe parecem


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO




IR ALÉM
Bernardo Zanette
.
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Infinito. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

5.0   AUTOBIOGRAFIA


Filho de Cleonir e Cátia,nascido em agosto de 1995 em Nova Veneza-SC.o autor é uma pessoa alegre e parceira,tendo como principais hobby,jogar futebol e andar a cavalo e é nessas atividades que os amigos estão presentes.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO INFINITO


A noção do infinito não provem da experiência humana, que é necessariamente limitado,e só pode ser enunciado pelo raciocínio abstrato. A isso se deve a dificuldade de definir,entender,e empregar esse conceito. Define-se infinito de modo geral,como aquilo que não tem começo,fim ou limites.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO

Pode-se entender por infinito como algo que não existe limites. É algo que nunca se acaba, ou seja, é impossível de se superar.



ANTROPOLOGIA

Emerson Martins Cordova
Emerson-cordova@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Antropologia. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

6.0   AUTOBIOGRAFIA


Nasceu em Sombrio-SC em  1993 de Abril, seus pais são Jose Clovis e Valdeni , fez o ensino fundamental em Sombrio-SC, aos 18 anos resolveu fazer estagio vocacional no seminário diocesano de Criciuma-SC, e o ano seguinte se mudou para seminário que fica localizado em Nova Veneza-SC do distrito de Caravaggio, e atualmente esta cursando ensino médio . O autor gosta de ler livros de psicologia, e catolicismo e gosta também de praticar esporte, o seu esporte favorito e o futebol o seu time de coração e o sport club internacional de Porto Alegre - RS


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO ANTROPOLOGIA


antropologia (gr. anthropos: homem, e logos: teoria, ciência) I. Ciência do homem ou conjunto das disciplinas que estudam o homem.
2. Antropologia física: conjunto das ciências naturais que estudam o homem enquanto animal.
3. Antropologia cultural: ciência humana que tem por objeto de estudo as diferentes culturas e que investiga mais especialmente as chamadas sociedades primitivas. Englobando a etnografia e a etnologia, estuda as diversas culturas do homem em sua
referência aos diferentes meios sociais. Nesse sentido, pode ser considerada o conjunto das disciplinas que investigam os agrupamentos humanos tanto sob o ângulo dos tipos físicos e biológicos como das tornas de civilização atuais e passadas.
4. Antropologia filosófica: "Conhecimento pragmático daquilo que o homem, enquanto ser dotado de livre-arbítrio, faz, pode ou deve fazer dele mesmo" (Kant). Para Kant, a antropologia divide-se em: antropologia teórica (ou psicologia empírica), que é o
conhecimento do homem em geral e de suas faculdades; antropologia pragmática, que é o conhecimento do homem centrado em
tudo aquilo que pode ampliar sua habilidade; antropologia moral, que é o conhecimento do homem centrado naquilo que deve produzir a sabedoria na vida, conforme os princípios da metafísica dos costume


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


O Estudo da antropologia se tornou um campo importante na pesquisa e no estudo das diversas ciências humanas ou físicas, principalmente no conhecimento da diversidade cultural dos diversos indivíduos e grupos que compõem a natureza humana. Entender cada individuo e grupo que ele está inserido se faz necessário para diminuir ou até mesmo acabar com a ideia do exotismo cultural que leva a criação do preconceito e consequentemente a sobreposição de uma cultura sobre a outra, o etnocentrismo e a destruição de riquezas étnicos-culturais, como no caso da América portuguesa e Espanhola, que praticamente levou a extinção vários grupos. O resgate da ciência antropológica seja, na filosofia, na biologia, na história ou em outra ciência, se tornou fundamental para a ampliação e o desenvolvimento do estudo sobre o homem, seu pensamento e cultura, riquezas que vão além do produto e da matéria, exalta a "alma humana" e transforma de fato o homem em "Ser Humano".

APARÊNCIA
A criação do rotulismo e a camuflagem da verdade

Gabriel Goulart Nandi
gabriel-nandi@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia: Aparência . 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

7.0   AUTOBIOGRAFIA


O autor nasceu na cidade de Criciúma-SC dia 25 de novembro de 1994. Atualmente reside na cidade de Nova Veneza-SC no distrito de Caravaggio. Estuda na escola Humberto Hermes Hoffman onde cursa o 3° ano do ensino médio. Tem como hobby a pratica de esportes e o habito da leitura.   


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO APARÊNCIA


 Aquilo que é dado das coisas ao sujeito na representação. Sinônimo de fenômeno. Ainda pode ser o aspecto enganador ou meramente superficial das coisas.


3.0 REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Quando se fala em aparência logo vem em nossa mente uma imagem a respeito das características de uma pessoa, por exemplo, quando se fala em uma pessoa com bastante dinheiro vem em nossa mente que a mesma tem tudo aquilo que ela necessita. Porém quando se faz esse tipo de análise pode-se cometer alguns erros um deles, é o aspecto enganador que se coloca em uma pessoa, criando características específicas, a tais pessoas.

O poder de influenciar


Lucas Francisco Colombo
lucas_fcolombo@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Carisma. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

8.0   AUTOBIOGRAFIA


Morador de Nova Veneza-SC, estudante da escola Humberto Hermes Hoffmann, tem 17 anos e é filho de Simone e Itamar. O autor gosta muito de tecnologia e  passar boa parte de seu tempo livre em casa.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO CARISMA


O carisma está ligado a forma da pessoa ser e de agir, um individuo carismático tem grande poder de influenciar pessoas e formar opinião. Um individuo carismático é um líder ou um chefe merecedor de admiração e respeito.


3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


A obra que  fala um pouco  sobre o conceito de carisma e de um individuo carismático. Ser carismático é influenciar pessoas e ambientes onde estão de uma forma natural e agradável. Carisma não é uma conquista, é um talento, você nasce ou não assim. O Carisma é diferente do poder, o poder é conquistado  e através dele  o individuo poderá mandar, já  com o carisma o individuo irá influenciar o outro e não  mandar. 


DIREITO TEM SUA HORA


Luiz Eduardo Zanette
dudu_zanette@hotmail.com.

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Direito 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

9.0   AUTOBIOGRAFIA


Filho de Valdenir Zanette e Maria Margarete Ghuisleri Zanette,nasceu dia 18 de janeiro de 1994 na cidade de Nova Veneza,Santa Catarina.Mora com seus pais e seu irmão Giacomo até hoje no distrito de Caravaggio.Está cursando o terceiro ano do ensino médio é um sujeito de bom caráter de bem com a vida,tem muitos amigos e faz amizade fácil com todos,gosta de se divertir com os amigos,e quer aproveitar sua viada ao máximo.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO DIREITO



Em sentido vulgar,poder moral que alguem tem de possuir.fazer ou exigir uma coisa,seja aquilo que é conforme a uma regra pecisa,ter direito a,ter direito sobre,seja aquilo que é simplismente permitido,ter o direito de.Existe uma oposição fundamenteal antre direito e fato.Um fato se impõe pela força  de sua existência,enquanto o direito é legítimo.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Pode se dizer que as pessoas tem direito de ir e vir a qualquer lugar e em qualquer momento,mas ao mesmo tempo ter direito não é ser livre de tudo ,ter direito requer seu tempo e seu momento e seu lugar,ter direito depende do que de está passando.do que está girando em torno de si.

A solidariedade          
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                                                                                           Mateus Nazário Filisbino
                                                                           Mateus_filisbino1245@hotmail.com               

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Valor. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

10.0                      AUTOBIOGRAFIA


Morador da cidade de Nova Veneza - SC. O autor é estudante do terceiro ano do ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann. Atualmente esta com 17 anos e é filho de Nairton e Adriana, e irmão mais novo de Jessica. Que gosta de praticar esportes e estar reunido com a família.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO VALOR


Em sentido original “valor” significa coragem, bravura, o caráter do homem, daí por extensão significar aquilo que da a algo um caráter positivo. A noção filosófica de valores esta relacionada por um lado aquilo que é bom e por outro lado a de algo que deve ser realizado. Do ponto de vista ético, valores são os fundamentos da moral, das normas e regras que prescrevem a conduta correta.
Para algumas doutrinas filosóficas o valor é tudo aquilo que traz felicidade ao homem e para o outros consideram os valores entre o bem e o mau.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Hoje, vive-se em um mundo em que as pessoas estão muito preocupadas com o que podem ter, esquecendo-se de que mais importante que o “ter” é o “ser”.
Entre os muitos valores que o individuo é capaz de assumir na sociedade pode-se dizer que a solidariedade esta entre aqueles que mais fazem à alma, e não apenas da alma que recebe ajuda, mas principalmente daquela que da.
Diariamente, os noticiários trazem exemplos de solidariedade, acontecimento de varias partes do mundo. Quem não lembra da terrível tragédia que se abateu sobre o Haiti em 2011? O desastre mobilizou forças humanas e materiais de diversos países para ajudar os haitianos, que alem de sofrerem com a miséria, o desemprego, a corrupção, foram também derrubados pela força da natureza.
Assim, sempre o que move as pessoas que se dispõem a ajudar o próximo é o sentimento de desinteresse de desprendimento, motivados unicamente pelo desejo de ver o outro feliz.

EVOLUÇÃO, A BASE DOS SERES VIVOS

Tais Guidarini Vitali
taisvitali@hotmail.com

JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Evolução. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

11.0                       AUTOBIOGRAFIA


Filha de Jorge Luiz e Ledjane, a autora, nascida em 1995, tendo como irmã mais nova Ana Letícia. Reside em Caravaggio, distrito de Nova Veneza, está cursando o terceiro ano do ensino médio na escola de educação básica Humberto Hermes Hoffmann. Gosta de sair com os amigos, almoçar com a família, ficar no computador, e se divertir sempre que possível. Aprecia um bom jornal, gosta de ver filmes de romance, comédia e ação. Autora gosta de aproveitar cada momento na sua vida, pois aqui ela está só de passagem.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO EVOLUÇÃO


É a transformação de uma espécie, pode ser biológica, genética, orgânica, ou até mesmo de uma sociedade, transformação de um personagem real ou imaginário, de uma espécie, teoria ou política, sobretudo que se diz respeito a seu caráter e sentimentos, transformação do próprio caráter, de um conjunto de idéias, de uma doutrina.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


Nota-se que evolução é um processo na qual ocorrem mudanças ou transformações nos seres vivos, ou em uma sociedade, ao longo dos tempos, dando origem a novas espécies, mais avançadas que as anteriores, e na sociedade, uma evolução para melhor. Essa transformação ocorre no decorrer de épocas. A evolução é muito importante na nossa vida, pois, é uma mudança, e geralmente para melhor, como por exemplo, as crianças, para obter a forma adulta, elas passam por varias fases, até obter a forma adulta. E graças à evolução isso acontece, à evolução é essencial na vida de todos, pois assim as pessoas mudam e crescem.


                                                   ATITUDES


                                                                                               Crichélida Scarsi Padia
                                                                                             Crisscarsi1@hotmail.com
JAPIASSÚ, Hilton.; MARCONDES, Danilo. Dicionário básico de filosofia. Ação. 3 ed. Rio de Janeiro: Zahar. 2001.

12.0                      AUTOBIOGRAFIA


Moradora do município de Nova Veneza no distrito de Caravaggio nasceu no dia 22 de agosto de 95 agora com 17 anos, esta cursando o terceiro ano do ensino médio na escola Humberto Hermes Hoffmann. Gosta de sair com os amigos nos fins de semana para se divertir, não pratica muitos esportes por falta de tempo e atualmente estuda num período e trabalha no outro.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO FILOSÓFICO AÇÃO


Ato de agir, conjunto dos nossos atos, atos voluntários, suscetíveis de receberam qualificação moral. Pode haver ou não ação dependendo se o individuo tem ou não liberdade.

3.0  REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO


        Conclui-se que ação é o resultado de uma força física ou moral. Facilidade ou possibilidade de executar alguma coisa. Uma atividade ou movimento. Ação pode ser também algo que pensamos em fazer, e fazemos. Algo que temos vontade de praticar, e praticamos. São nossas ações, nossas atitudes. Algumas pessoas são julgadas por seus atos, ou seja, por aquilo que fazem. Algumas possuem mais facilidade de administrar ou comandar algo, através de seus conhecimentos e de suas ações.






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