Turma 3002 - E.E.B. Profª. Maria da Glória Silva


AGINDO E REAGINDO
Vamos Mudando o Nosso Destino



Emilli de Lemos Rosso
emillir_@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.


1.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


A autora nasceu na cidade de Içara - SC, onde vive até hoje com seus pais e um irmão, tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e pretende cursar a faculdade de Jornalismo, pretende com seu desempenho conquistar o seu espaço e por mérito próprio alcançar o sucesso, é determinada e acredita no que é capaz e acima de tudo acredita que sua força vem de Deus.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO: ATITUDE


A atitude é uma maneira coerente de pensar, sentir e reagir aos fatos, é a junção de opinião com a conduta, são as expressões verbais em conjunto de opiniões, é pensar por si só, é ter determinação, fazer a diferença no meio em que se vive, é a forma de agir e de expressar o que se pensa.

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA JOVENS - PLANTA E RAIZ


O autor da musica diz que os jovens têm que lutar para conseguir o seu espaço, e que ninguém acredita nos jovens, em conseqüência disto, o jovem está tomando suas atitudes para ter destaque, para não ser julgado por ter um estilo diferente, para falar o que pensa, agir e reagir sobre as conseqüências da vida, os jovens querem se expressar quer ter direito a opiniões, quer mudar o mundo, quer ter um futuro, quer ser ousado, quer fazer a diferença.

4.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Acredito que hoje, as pessoas da nossa sociedade têm que lutar pelo que se quer, para conseguir o seu espaço, com a atitude pode sim mudar o mundo ou pelo menos tentar, querem expressar suas opiniões, seus pensamentos, seus desejos, e muitas vezes a sociedade só julga por essas pessoas que querem ser diferentes, vivemos em um país que é livre, que se pode se expressar, e muitas vezes as pessoas não fazem o que pensam por medo de ser taxado de algo que não é, podemos sim fazer protestos, manifestações, falar o que realmente pensamos, hoje em nosso país precisa muito de pessoas com atitude que pode claramente mudar algo, temos que reagir de acordo com os fatos, se esses fatos forem algo que nós não concordamos vamos lutar contra isso, temos que ter voz, temos que mostrar pra que serve o povo, pois servimos para ter direitos e lutar por eles, pois tendo atitude muita coisa pode mudar, começando por você mesmo, perdendo o medo de falar o que pensa, de agir como quer, de se expressar da maneira que querer. Creio que diferentes pensamentos e opiniões fazem grande diferença, não podemos ficar sentado esperando a vida passar e nem esperar por outro alguém, vamos ir fundo, dizer o que realmente queremos saber, que queremos ter as nossas próprias escolhas, ser nós mesmo e não o que a sociedade quer que seja não vamos seguir padrões, vamos seguir as nossas intuições.




                                      NAÇÃO
 Guerreiros Andando Pelas Ruas

                                                  Leandro de Melo Casagrande
leandro__casa@hotmail.com


PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.


Santos Souza, Luciano. Tema dos Guerreiros. Intérprete: Pregador Luo. In: APOCALIPSE 16 .APC 16.. Ano. 2005 CD. Faixa 11.



2.0   AUTOBIOGRAFIA DE LEANDRO CASAGRANDE


Nasceu em Içara-SC no dia 8 de agosto, de 1995, mora com seus pais, seu  signo é leão, tem dois irmãos, sua infância  foi boa, teve poucos amigos, mas o suficiente, estudou no colégio Maria da Glória Silva, pretende futuramente cursar Sistemas, gosta de esportes, videogames, e internet, mas também  gosta de sair com seus  amigos e festar, o frio do inverno lhe agrada, e o calor do verão as vezes lhe incomoda, sua características é tímido e inseguro, não gosta de criticas sobre sua personalidade,  e se chateia por poucas coisas, e o importante, crê em Deus.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO NAÇÃO


   Nação é fundada pelo agrupamento dos homens em sociedade, o agrupamento, fundasse em paixões, interesses e representações comuns, que são diferentes das outras nações, que passaram por situações diferentes, e que tem um passado comum como as outras nações, feito de provas e ultrapassadas em comum. Que é conduzido por heróis fundadores.  A vontade de continuar, viver em conjunto, ultrapassando em conjunto novas provas e conquistando a glória de novas proezas.


3.0   SINTESE DA MÚSICA TEMA DOS GUERREIROS – APC 18


  A música fala sobre o povo brasileiro, a nação brasileira, fala sobre os guerreiros que andam nas ruas todos os dias, lutando, para ter uma vida justa e digna, longe de desigualdades, e preconceito, um povo que já sofreu, e sempre quer persistir, a música é dedicada a guerreiros, e que muitos não são reconhecidos pela sociedade, está grande nação.



5.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Penso todos os dias, que a nação, é o principal fator para uma sociedade justa, uma nação boa, com pessoas boas, estamos longe desse padrão, vendo pelo os nossos lideres, fundadores da nossa nação, que a cada dia humilham as pessoas boas, fazendo escândalos, roubando nosso povo, roubando aqueles no qual  lutam nas ruas, com o seus suor,  mas a nação, que eu digo, é formado pelos interesses, e paixões das nossas pessoas, a vontade de persistir, de continuar, a vontade de vencer,  lutar, juntando força para bater ainda mais forte, e seguir em frente. E digo, são essas pessoas, que realmente fazem a nossa nação única, um povo único, guerreiros andando pelas ruas, diferente das outras nações. Mas não melhor, e nem pior.




Preconceito sem Conceito

Amanda Flôr Coelho
amandaflorcoelho@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. preconceito Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 20 set. 2012.

Bill, Mv. Só Deus pode me julgar. Intérprete:       Mv Bill. In: Declaração de Guerra. Natasha Records e BMG. 2002. 1 CD. Faixa 3.

In: LETRAS DE MÚSICAS. Disponível em: < http://letras.mus.br/mv-bill/72674/>. Acesso em: 20 set. 2012.


3.0   AUTOBIOGRAFIA DO(A) RESENHISTA


Tem 17 anos, mora com os pais Ademir e Maria Aparecida e com a irmã Vanessa. Tem um namorado chamado Valdir. É natural de Içara - SC ,está cursando o 3° ano do ensino médio, e pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis.


4.0 SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO PRECONCEITO


A ideia de preconceito é uma das explicações para o fenômeno do racismo. Julgam as pessoas pela raça, cor, fé. Julgam sem conhecer, sem ter contato, sem nenhuma experiência e tiram a análise de uma pessoa antecipadamente e sem ao menos conhecer as julgam.


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA SÓ DEUS PODE ME JULGAR

 


Essa música fala sobre como as pessoas veem as outras, como elas acham que elas devem agir. Pessoas se calam e não expõem seus pensamentos com receio de causar constrangimento. No nosso país não tem igualdade racial.
Diz a música também que é pra manter a cabeça em pé, deixar as pessoas falarem o que quiser porque só Deus pode julgar as pessoas.


6.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

O preconceito é um Pré-conceito, onde as pessoas julgam umas as outras pela sua forma de agir, pensar, pela sua cor, fé. As pessoas tiram conclusões antecipadas das outras pessoas, sem ao menos ter conversado, sem conhecer ninguém pode julgar ninguém, pois somos todos filhos de Deus e só ele pode nos julgar.
Ninguém tem o poder de condenar ou censurar alguém,somos todos humanos.No nosso país não era pra ter desigualdade racial,e nem qualquer outro tipo de preconceito.
As emissoras de TV só mostram os negros como pobres,empregadas ou escravos,dificilmente tem apresentadores negros,e isso é muito preconceito pois não é porque é negro que é diferente.Branco,negro,amarelo ou pardo,são todos iguais,todos humanos,e ninguém pode julgar ninguém,porque somente Deus pode nos julgar.






O sofrimento de uma minoria


Willian Tome Souza
Wiliantomesouza366@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Minoria       . Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Bentes, Hélio. O inimigo. Intérprete: Hélio Bentes. In: O inimigo. WM Records
2007. 2 CD. Faixa 7.


5.0   AUTOBIOGRAFIA Willian RESENHISTA



Nasceu 10/03/1995, os nomes dos pais são Maria e Marcos, tem dois irmãos chamados de Everton e Evandro. Gosta de praticar esporte principalmente basquete, estuda na Escola Maria Da Gloria Silva. Ama escutar músicas, gosta de assistir esportes, pricipalmente NBA(Liga Americana de Basquete) e NFL(Liga de Futebol Americano). Gosta de ler, pretende fazer faculdade de Educação Física. É alto para sua idade, e é muito tímido.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO Minoria


Minoria diz respeito a um grupo humano ou social que diferem pela raça, religião, língua ou pela nacionalidade, que estejam em inferioridade numérica ou em situação de subordinação socioeconômica, política ou cultural em relação a outro grupo que é majoritário ou dominante em uma dada sociedade


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA O inimigo

 


A musica fala de um grupo pessoas que tem um inimigo em comum, fala do que essas pessoas sofreram e tiveram que agüentar por causa desse inimigo comum. Fala da confiança no povo e na força do povo para lutar quando o povo quer. Fala também na desunião do povo entre eles mesmos. Fala que o povo tem que questionar o que o inimigo/sistema impõe para o povo.


7.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Analisando a musica e o conceito vejo que a há muitas minorias na nossa sociedade, e sempre tem preconceitos contra elas, principalmente a minoria de raças, onde a superior ou dominante se considera melhor ou mais importante do que as que são consideradas minorias. Um grupo de pessoas que também é considerado minoria pela sociedade sofre preconceito como sendo inaceitável ser igual parecido ou andar com esse grupo, correndo perigo de ser ignorado por sua própria famílias e amigos.
A minoria que mais sofre com o preconceito na sociedade, é a minoria socioeconômica, que sofre preconceito por onde mora e posição que ocupa na sociedade de classes. O sofrimento dessas “minorias” vem aumentando porque o preconceito vem aumentando junto com a sociedade, em vez de diminuir com o passar dos anos. Em uma sociedade onde as pessoas são avaliadas por sua posição sócio-econômica, seu status social, torna-se difícil diferenciar discriminação racial e discriminação sócio-econômica.






DESIGUALDADE SOCIAL: VANTAGENS E DESVANTAGENS
Você é o prejudicado ou o beneficiado quando o assunto é desigualdade social?

Morgana Velho Sartor
morganavelhosartor@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

O PENSADOR, Gabriel.O Resto Do Mundo. Intérprete: Gabriel o Pensador. In: MTV AO VIVO”. O Resto Do Mundo. Sony Music e MTV. 2003. 1 CD. Faixa 15.


6.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu em Içara, tem 17 anos, estuda na E.E.B Professora Maria da Glória Silva. Mora com os pais Darci e Elizete e a irmã Poliana. É uma jovem que estuda, trabalha, e dentre muitos sonhos tem o de se formar em psicologia. Adora sair com os amigos, ouvir música, ler e escrever.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO DESIGUALDADES SOCIAIS


A desigualdade social é uma diferença que nós indivíduos e grupos sociais julgam segundo escalas de valor. O branco e o negro, por exemplo, se diferem somente pela pigmentação da pele, porém, socialmente um será tratado diferente do outro, cada um goza de um estatuto, um tem vantagens e o outro desvantagens. Há a desigualdade por raça, política, religião, classe social entre outros...

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA O RESTO DO MUNDO


O autor da música s coloca como personagem que tem como vontade morar numa favela, que é um lugar onde a maioria das pessoas não pretende morar, por seus problemas sociais. Ele se coloca como um excluído, mendigo e indigente. Uma pessoa com fome, esquecida, misturada aos ratos, comendo entulho, que para turistas e ricos é poluição.  Uma pessoa que apenas existe, sobrevive, que já nasceu nessas condições enquanto muitos nascem em berço de ouro, com alimento roupa, com supérfluos, vida ganha. Uma sociedade onde poucos têm muito e muitos têm tão pouco.

8.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Atualmente vivemos em uma sociedade com grandes problemas que atingem direta e indiretamente a todos nós, um deles é a desigualdade social. Quando ouvimos falar deste problema logo nos vem à mente o pobre e o rico, o negro e o branco. Porém a desigualdade social vai além. A mulher, por exemplo, ainda é socialmente tratada diferente de um homem. A sociedade brasileira ainda tem em sua cultura as influências do machismo, portando ainda possui a ideia que “lugar de mulher é no fogão”. Essa atitude desencadeia as desigualdades entre homem e mulher. As mulheres podem trabalhar tanto quanto os homens, porém ainda recebem salários inferiores. O homem por obter mais força bruta ainda acredita que as mulheres são meros objetos, que eles são seus donos, e mandam e desmandam nela. Esse problema diminui bastante com o passar dos anos e a evolução da sociedade, mas ainda é visível.
Assim também o negro é tratado diferente do branco apenas por possuírem a pigmentação da pele diferente. São discriminados, recebem salários inferiores, e possuem menos oportunidades que pessoas brancas. Muitas vezes são pré-julgados como bandidos. Ouvimos pessoas hipócritas afirmando que os pré-conceitos e a desigualdade social é algo que está se extinguindo, mas também ainda é algo visível.
Há também as desigualdades entre classes sociais em que, o pobre, que nasce em uma favela é prejudicado, e o rico, nascido em “berço de ouro” acaba sendo beneficiado. Alguém que nasce em meio à pobreza será modificado pelo ambiente, em geral acabará não possuindo perspectivas nenhumas de vida, o mundo não lhe oferecerá oportunidades e se não procurar mudar sua realidade permanecerá no mesmo lugar ou preso. Já a pessoa que nasceu socialmente privilegiada também será influenciada por seu meio, terá perspectiva de vida e continuará vivendo bem. Por mais que cometa atitudes erradas terá a justiça ao seu favor e na grande maioria das vezes não pagará por seus erros. Enquanto muitos são tratados como verdadeiros deuses, outros são tratados como poluição, lixo.
 Até que ponto temos a ver com a desigualdade social? Somos os privilegiados ou prejudicados? O que fazemos para mudar essa situação? Muitas perguntas surgem quando falamos desse assunto. As respostas não são tão difíceis. A desigualdade também gera outros problemas como a violência, a própria miséria. Muitas pessoas ao não verem oportunidades procuram outros recursos para se manterem, acabam roubando, agredindo, se envolvendo com drogas. Ainda muitas mulheres sofrem violência de seus parceiros, por serem extremamente submissas ao mesmo. Pra cada tipo de desigualdade há um beneficiado e um prejudicado, no caso da desigualdade entre sexo, a mulher é prejudicada e o homem beneficiado, desigualdade racial, o branco é possui vantagens e o negro é desvantagens. Em quais desses grupos você se encaixa? Você é um prejudicado ou beneficiado? No fim dessa discussão pode-se chegar à conclusão que todos nós saímos perdendo. Somos todos prejudicados. E fechamos nossos olhos e ouvidos para essa realidade. Não nos movemos, vivemos nessa sociedade de atrasos, onde um ser humano não possui nem a liberdade de viver dignamente. Permanecemos iludidos pensando que o mundo evoluiu. Porém não adianta construir grandes monumentos, máquinas capazes de qualquer coisa, chegar a Lua ou ainda descobrir a cura da AIDS, se ainda possuirmos a mente fechada, permanecemos com nossos preconceitos, e se ainda existir pessoas passando fome.




Preconceito sem Conceito


Amanda Flôr Coelho
amandaflorcoelho@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em:
<http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Bill, Mv. Só Deus pode me julgar. Intérprete:       Mv Bill. In: Declaração de Guerra. Natasha Records e BMG. 2002. 1 CD. Faixa 3.


7.0   AUTOBIOGRAFIA DO(A) RESENHISTA


Tem 17 anos, mora com os pais Ademir e Maria Aparecida e com a irmã Vanessa. Tem um namorado chamado Valdir. É natural de Içara - SC ,está cursando o 3° ano do ensino médio, e pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO PRECONCEITO


A ideia de preconceito é uma das explicações para o fenômeno do racismo. Julgam as pessoas pela raça, cor, fé. Julgam sem conhecer, sem ter contato, sem nenhuma experiência e tiram a análise de uma pessoa antecipadamente e sem ao menos conhecer as julgam.


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA SÓ DEUS PODE ME JULGAR


Essa música fala sobre como as pessoas veem as outras, como elas acham que elas devem agir. Pessoas se calam e não expõem seus pensamentos com receio de causar constrangimento. No nosso país não tem igualdade racial.
Diz a música também que é pra manter a cabeça em pé, deixar as pessoas falarem o que quiser porque só Deus pode julgar as pessoas.


9.0     REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

O preconceito é um Pré-conceito, onde as pessoas julgam umas as outras pela sua forma de agir, pensar, pela sua cor, fé. As pessoas tiram conclusões antecipadas das outras pessoas, sem ao menos ter conversado, sem conhecer ninguém pode julgar ninguém, pois somos todos filhos de Deus e só ele pode nos julgar.
Ninguém tem o poder de condenar ou censurar alguém,somos todos humanos.No nosso país não era pra ter desigualdade racial,e nem qualquer outro tipo de preconceito.
As emissoras de TV só mostram os negros como pobres,empregadas ou escravos,dificilmente tem apresentadores negros,e isso é muito preconceito pois não é porque é negro que é diferente.Branco,negro,amarelo ou pardo,são todos iguais,todos humanos,e ninguém pode julgar ninguém,porque somente Deus pode nos julgar.






 
AGINDO E REAGINDO

Vamos Mudando o Nosso Destino

Emilli de Lemos Rosso
emillir_@hotmail.com


PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Atitude Disponível em: http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Pires, Zeider. Jovens. Intérprete: Planta e Raiz. In: Planta e Raiz: Ao Vivo. Universal Music Brasil. 2006. 4 CD. Faixa 16.

 

8.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


A autora nasceu na cidade de Içara - SC, onde vive até hoje com seus pais e um irmão, tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e pretende cursar a faculdade de Jornalismo, pretende com seu desempenho conquistar o seu espaço e por mérito próprio alcançar o sucesso, é determinada e acredita no que é capaz e acima de tudo acredita que sua força vem de Deus

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO ATITUDE


A atitude é uma maneira coerente de pensar, sentir e reagir aos fatos, é a junção de opinião com a conduta, são as expressões verbais em conjunto de opiniões, é pensar por si só, é ter determinação, fazer a diferença no meio em que se vive, é a forma de agir e de expressar o que se pensa.



3.0  SÍNTESE DA MÚSICA JOVENS – PLANTA E RAIZ


O autor da musica diz que os jovens têm que lutar para conseguir o seu espaço, e que ninguém acredita nos jovens, em conseqüência disto, o jovem está tomando suas atitudes para ter destaque, para não ser julgado por ter um estilo diferente, para falar o que pensa, agir e reagir sobre as conseqüências da vida, os jovens querem se expressar quer ter direito a opiniões, quer mudar o mundo, quer ter um futuro, quer ser ousado, quer fazer a diferença.


10.0REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Acredito que hoje, as pessoas da nossa sociedade têm que lutar pelo que se quer, para conseguir o seu espaço, com a atitude pode sim mudar o mundo ou pelo menos tentar, querem expressar suas opiniões, seus pensamentos, seus desejos, e muitas vezes a sociedade só julga por essas pessoas que querem ser diferentes, vivemos em um país que é livre, que se pode se expressar, e muitas vezes as pessoas não fazem o que pensam por medo de ser taxado de algo que não é, podemos sim fazer protestos, manifestações, falar o que realmente pensamos, hoje em nosso país precisa muito de pessoas com atitude que pode claramente mudar algo, temos que reagir de acordo com os fatos, se esses fatos forem algo que nós não concordamos vamos lutar contra isso, temos que ter voz, temos que mostrar pra que serve o povo, pois servimos para ter direitos e lutar por eles, pois tendo atitude muita coisa pode mudar, começando por você mesmo, perdendo o medo de falar o que pensa, de agir como quer, de se expressar da maneira que querer. Creio que diferentes pensamentos e opiniões fazem grande diferença, não podemos ficar sentado esperando a vida passar e nem esperar por outro alguém, vamos ir fundo, dizer o que realmente queremos saber, que queremos ter as nossas próprias escolhas, ser nós mesmo e não o que a sociedade quer que seja não vamos seguir padrões, vamos seguir as nossas intuições.






AGINDO E REAGINDO
Vamos Mudando o Nosso Destino
Emilli de Lemos Rosso
emillir_@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

SOBRENOME, Nome. Jovens. Intérprete: Planta e Raiz. In: Planta e Raiz: Ao Vivo. Nome da faixa. Universal. 2006 CD. Faixa 16.

Exemplo: (OLHE ESTE MODELO E PREENCHA ACIMA. DEPOIS DE LER, APAGUE ESTE EXEMPLO)
COSTA, S.; SILVA, A. Jura secreta. Intérprete: Simone. In: SIMONE. Face a face.
[S.l]: Emi-Odeon Brasil, 1977. 1 CD. Faixa 7.

9.0   AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


A autora nasceu na cidade de Içara - SC, onde vive até hoje com seus pais e um irmão, tem 17 anos, cursa o 3º ano do ensino médio e pretende cursar a faculdade de Jornalismo, pretende com seu desempenho conquistar o seu espaço e por mérito próprio alcançar o sucesso, é determinada e acredita no que é capaz e acima de tudo acredita que sua força vem de Deus.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO: ATITUDE


A atitude é uma maneira coerente de pensar, sentir e reagir aos fatos, é a junção de opinião com a conduta, são as expressões verbais em conjunto de opiniões, é pensar por si só, é ter determinação, fazer a diferença no meio em que se vive, é a forma de agir e de expressar o que se pensa.

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA JOVENS - PLANTA E RAIZ


O autor da musica diz que os jovens têm que lutar para conseguir o seu espaço, e que ninguém acredita nos jovens, em conseqüência disto, o jovem está tomando suas atitudes para ter destaque, para não ser julgado por ter um estilo diferente, para falar o que pensa, agir e reagir sobre as conseqüências da vida, os jovens querem se expressar quer ter direito a opiniões, quer mudar o mundo, quer ter um futuro, quer ser ousado, quer fazer a diferença.

11.0REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Acredito que hoje, as pessoas da nossa sociedade têm que lutar pelo que se quer, para conseguir o seu espaço, com a atitude pode sim mudar o mundo ou pelo menos tentar, querem expressar suas opiniões, seus pensamentos, seus desejos, e muitas vezes a sociedade só julga por essas pessoas que querem ser diferentes, vivemos em um país que é livre, que se pode se expressar, e muitas vezes as pessoas não fazem o que pensam por medo de ser taxado de algo que não é, podemos sim fazer protestos, manifestações, falar o que realmente pensamos, hoje em nosso país precisa muito de pessoas com atitude que pode claramente mudar algo, temos que reagir de acordo com os fatos, se esses fatos forem algo que nós não concordamos vamos lutar contra isso, temos que ter voz, temos que mostrar pra que serve o povo, pois servimos para ter direitos e lutar por eles, pois tendo atitude muita coisa pode mudar, começando por você mesmo, perdendo o medo de falar o que pensa, de agir como quer, de se expressar da maneira que querer. Creio que diferentes pensamentos e opiniões fazem grande diferença, não podemos ficar sentado esperando a vida passar e nem esperar por outro alguém, vamos ir fundo, dizer o que realmente queremos saber, que queremos ter as nossas próprias escolhas, ser nós mesmo e não o que a sociedade quer que seja não vamos seguir padrões, vamos seguir as nossas intuições.







COLOQUE A QUI UMA FOTO
5x6




 
 FASE JOVEM!
Conflitos da maturidade.

Bárbara de Melo Teixeira.
binha_mt@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Juventude Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

PEREIRA, B.; ALEX. Falcão. Intérprete: MV Bill. In: MV Bill. FALCÃO, O BAGULHO É DOIDO. Universal Records. 2006. 3 CD. Faixa 16.

PEREIRA, B.; ALEX. Falcão. Intérprete: MV Bill. In: MV Bill. In: VEJAK. Disponível em: http://vejak.blogspot.com.br/2009/10/cd-mv-bill-falcao-o-bagulho-e-doido.html>. Acesso em: 01 jul. 2012.


10.0          AUTOBIOGRAFIA BÁRBARA RESENHISTA


17 anos, mora com os pais, Eraldo e Aneide, tem duas irmãs, Samira e Juliana, natural de Içara/SC., onde mora até os dias atuais, cursa o 3º ano do ensino médio, pretende fazer faculdade de Ciências Contábeis, curte sair, dançar, cantar, e seu estilo musical é eclético.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO JUVENTUDE


O Conceito geralmente é concebido como uma etapa da vida privilegiada, situada entre e maturidade biológica e a maturidade social, é uma fase da vida onde todos os assuntos são alvos críticos, interrogações é o interesse nesta etapa humana.
Gostos e estilos tem prioridade na cabeça de um jovem. Juventude é o período da identidade social.


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA FALCÃO


A obra "Falcão" de MV Bill retrata fielmente a realidade de muitos jovens de favelas brasileiras que trabalham no tráfico de drogas e que não tem um futuro digno e tendem para este mundo incerto das drogas e da violência, literalmente optando pelo caminho incerto, muitas vezes por não terem uma oportunidade na vida.


12.0REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

A juventude socialmente construída, transforma-se de acordo com as mutações sociais que vem ocorrendo ao longo da história, em minha opinião como o próprio conceito afirma, por ser uma fase com diversas mudanças físicas e sociais, é também um grande alvo de preocupações. A obra "Falcão" de MV Bill retrata fielmente a vida de muitos jovens brasileiros que sofrem por não serem bem sucedidos nessa fase da vida, eu quero dizer bem sucedido não em questões financeiras, mais sim, jovens que não tem apoio familiar ou mesmo amizades que tragam boas influências, pois hoje em dia é freqüente vermos nas ruas jovens que demonstram na própria fisionomia a falta de oportunidade que a "vida" em si lhes dá, é impossível não pensar que está tudo errado, que algo precisa ser feito, me indigna a atitude e visão de algumas pessoas e dos "poderosos" sobre os jovens, afinal não somos nenhum tipo de delinqüentes da sociedade, mais sim, somos o futuro dela, os jovens só precisam de oportunidades para mostrar que podem fazer a diferença no meio social.






Fora preconceito!

Jéssica Gregório Landin
Jeh.landin@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Andrade filho, Túlio. Sem preconceito. Intérprete: Túlio Deck. In: o que se leva da vida é a vida que se leva. Sem preconceito. Arsenal music. 2008. 1 CD. Faixa 10.


11.0          AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA

Natural de Içara desde 1995, filha de Janete e Jurandir, atualmente esta cursando o ultimo ano do ensino médio. Amante da dança e musica, futuramente deseja viajar o mundo buscando conhecimento pela sua arte.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO Preconceito

Preconceito está ligado também ao fenômeno do racismo, é o ato de julgar alguém ou algo antes mesmo de conhecer. No individuo o preconceito é mais visto na atitude e na forma da personalidade da pessoa.

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA SEM PRECONCEITO.

A musica questiona o ato do preconceito, como no trecho que fala “ Que diferença faz se eu sou preto,branco,rico ou pobre ?” somos todos iguais  apesar  desses fatos, e devemos acabar com isso pois não nos leva a nada. O preconceito é visto como uma doença pelo autor da musica.



13.0REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS
Entendendo a musica e o conceito vejo que o preconceito é algo sem sentido, todo e qualquer ser humano independente de cor classe social, raça, cultura, se é de morro ou  do asfalto tem o mesmo valor. Então qual o sentido de tirar conclusões de alguém antes mesmo de conhecer a tal? De julgar quem é melhor que quem só pela cor ou o valor de sua conta bancaria? Isso vem diminuindo ao longo dos anos mais ainda pode ser visto por ai, em atitudes e palavras que certas pessoas impõem ao ver outras com, por exemplo, uma personalidade ou um estilo que não é considerada normal pela sociedade.  Preconceito não nos leva a lugar nenhum, então pra que persistir nele? Abra sua mente.





Ideologia
O poder de uma geração

Lidiane Alves de Melo

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Ideologia Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Chico e Nissin. Ideologia. Intérprete: oriente. In: Desorientado. 2011. 1 CD. Faixa 4.

12.0          AUTOBIOGRAFIA DA LIDIANE ALVES DE MELO


Tem17 anos, mora com seus pais em içara – SC, tem três irmãs e dois sobrinhos, faz aula de danças urbanas a mais ou menos quatro anos e é membro do grupo Soul Dance, ama muito sua família e seus amigos, não trabalha no momento mais está a procura, gosta das coisas simples da vida e no futuro pretende ser uma pedagoga.

2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO IDEOLOGIA

 

Pode-se dizer que ideologia é constituída pelo ideal de uma pessoa ou de um grupo social, ou seja, algo que é idealizado ou sonhado, modo de pensar que o caracterize, sendo que suas idéias podem ter o objetivo de transformar ou conservar tanto um sistema social quanto político ou cultural.


3.0  SÍNTESE DA MÚSICA IDEOLOGIA

 

Trata-se de uma música que veio com o objetivo de comparar os cantores que no passado fizeram historia, com os de hoje em dia; Cantores que com sua arte musical e seu modo de pensar conseguiram transmitir sua ideologia, seus valores, fizeram e ainda fazem muitos de nós enxergar a realidade, e não importa se muitos deles já se foram pois seu som jamais morrera. Essa musica veio também nos lembrar que a ideologia da geração de hoje é limitada e jamais poderá se igualar com a geração passada.


14.0REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE AS OBRAS

Penso que a ideologia é um dos componentes essenciais para uma pessoa, afinal é nosso modo de pensar que nos constitui e nos permite interpretar situações de nossa forma, pois ninguém pode nos impedir de pensar e de lutar por nossos ideais. Devemos sim criticar, apoiar causas, seguir nossos instintos, o que não podemos é ficar sentados enquanto nossos ideais se perdem em meio a este mundo cheio de injustiças, onde pessoas corruptas e mentiras estão no poder, onde vivemos em constantes conflitos até com sigo mesmo, mais acredito que todos merecemos uma ideologia que faça sonhar e acreditar em um mundo melhor.



Desigualdades Sociais


Mateus Laurindo Chini
mateuschini@hotmail.com

PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Desigualdades sociais. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.


 Letra e Música de Fabiane Armaaite, interprete Nega Duda, para o carnaval 2011 do Bloco Ilú Obá de Min em São Paulo.


13.0         Auto Bibliografia de Mateus Chini

 Nasceu dia 1 de abril de 1994 em Içara estuda no colégio Maria Da Gloria Silva, mora no com seus pais, têm duas irmãs, a infância dele foi boa, teve poucos amigos, mas o suficiente. No futuro pretende fazer faculdade de Sistemas, gosta de sair com seus amigos, jogas vídeo games, internet e ver animes.

14.0         Desigualdade Sociais

 Desigualdade social acontece quando a distribuição de renda é feita de forma diferente sendo que a maior parte fica nas mãos de poucos. No Brasil a desigualdade social é uma das maiores do mundo. Por esses acontecimentos existem jovens vulneráveis hoje principalmente na classe de baixa renda, pois a exclusão social os torna cada vez mais supérfluos e incapazes de ter uma vida digna. Muitos jovens de baixa renda crescem sem ter estrutura na família devido a uma série de conseqüências causadas pela falta de dinheiro sendo: briga entre pais, discussões diárias, falta de estudo, ambiente familiar precário, educação precária, más instalações, alimentação ruim, entre outros.

15.0         Rap do Novo Mundo


 A música fala sobre a desigualdade que ocorre em todo o mundo, pela má distribuição que é feita da renda sendo que a maior parte fica nas mãos de pessoas bem sucedidas, que não precisam desse dinheiro. Sendo assim muitos jovens de baixa rende crescem sem ter estrutura na família devido às conseqüências causadas pela falta de dinheiro, sendo as brigas entre os pais, discussões, faltas de estudos etc..

16.0         REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

 Penso todos os dias que a desigualdade social não deveria de existir, pois o Brasil poderia sim dividir bem a renda. E evitar a desigualdade social que prejudica todas as faixas etárias, principalmente os jovens de classe de baixa renda, que os impossibilita de ascender socialmente pela falta de uma educação de qualidade, que poderiam abrir portas para um bom trabalho e uma vida digna. 



Velha escravidão

Viviane Alves da Silva
viviane_alves2@hotmail.com


PRÁXIS. Dicionário de sociologia. Disponível em: < http://bib.praxis.ufsc.br:8080/xmlui/bitstream/handle/praxis/482/5023019-DICIONARIO-DE-SOCIOLOGIA.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jul. 2012.

Kastrup,L.;Viana, D.Ditadura da televisão. Intérprete: Hélio Bentes. In: Reggae a vida com amor. Ditadura da Televisão. Deckdisc, 2004. 1 CD. Faixa 4.


17.0          AUTOBIOGRAFIA DA RESENHISTA


Nasceu no ano de 1995, no hospital São Donato em Içara, município onde reside até hoje. Irá se formar na escola Maria da Glória onde fez toda a sua formação. Mora com sua família seu pai Sidnei, sua mãe Mariléia e seus irmãos Juliano, Alex e Vitor. Faz parte de um grupo de danças urbanas onde percorre municípios do Sul para mostrar seu talento. Não tem muitos amigos mais os considera os melhores, é uma pessoa simples e feliz ama os animais tanto que é vegetariana, pretende cursar Engenharia Ambiental e continuar a dançar enquanto viver.


2.0  SÍNTESE DO CONCEITO SOCIÓLOGICO ALIENAÇÃO

 

Na Sociologia ser alienado é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade. É não se reconhecer como agente produtor da História. Seja como for, a noção mantém-se inseparável dos pressupostos teológicos ou filosóficos que presidiram ao seu êxito: uma concepção do sentido da história e do destino do homem, da sua queda na alienação à sua redenção. Um indivíduo em estado de alienação não possui uma visão política, econômica ou social da sociedade nem consciência do papel que nela desempenha, sentindo-se impotente para influir nos eventos e processos sociais em seu redor.

3.0  SÍNTESE DA MÚSICA DITADURA DA TELEVISÃO

A música faz uma crítica aos meios de comunicação, principalmente a televisão. Onde ela diz que isso faz parte das nossas vidas desde a infância quando as crianças choram são colocadas em frente a televisão como uma forma de serem acalmadas.
A música fala também que os meios de comunicação são quem ditam as regras, a maneira que as pessoas devem agir, pensar, se vestir .


15.0REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS

Alienação é estar alheio aos acontecimentos sociais, ou achar que está fora de sua realidade, ou seja, você sabe que está acontecendo mais você é conformado com a situação, ao longo do trabalho tirei a conclusão que uma pessoa alienada não consegue pensar por si próprio age de acordo com o que o sistema diz ser o certo, anda com as roupas que as famosas usam, escuta as músicas que os meios de comunicação promovem ser o som do momento, tem uma opinião de acordo com o que a mídia diz ser o certo como diz na música “Na infância você chora, te colocam em frente da TV. Trocando as suas raízes por um modo artificial de se viver. Ninguém questiona mais nada...” Hoje em dia as pessoas limitaram as suas vidas ao ponto de não lutarem por mais nada, se você vai ao ponto de ônibus o que você escuta são conversas banais e vazias sobre quem os “mocinhos” da novela vão ficar, já que assistem poderiam estar conversando sobre as críticas sócias que existem por traz, como se confirma nesse trecho da música “...fazendo o pensamento do povo se resumir a algo imbecil:
Fofocas, ofensas, pornografias..” Ao meu ponto de vista o meu conceito se resume neste trecho da música que escolhi “Da infância a velhice, modo artificial de se viver, alienação, ainda vivemos aquela velha escravidão. Ditadura da televisão, ditando as regras, contaminando a nação” Embora muitas pessoas não consigam ver os modos de alienação estão ao nosso redor o mais perto que conseguimos imaginar, as informações que recebemos nos noticiários são manipuladas, a educação que recebemos é manipulada o governo quer formar pessoas burras que não lutam pelos seus direitos, enfim as pessoas batem no peito e dizem serem livres, mais são os primeiros a venderem os seus valores por um litro de gasolina.


0 comentários:

 

Flickr Photostream

Twitter Updates

Meet The Author